• Carregando...
Obras no km 681,3 da  BR-376 começaram no domingo (12) | Divulgação/ Autopista Litoral Sul
Obras no km 681,3 da BR-376 começaram no domingo (12)| Foto: Divulgação/ Autopista Litoral Sul

O buraco que provocou a interdição de quase um quilômetro no sentido Sul (PR-SC) da BR-376, na altura do km 681,3 – próximo à praça de pedágio da cidade catarinense –, preocupa quem está pensando em aproveitar o carnaval nas praias do estado vizinho. Em uma região conhecida por registrar engarrafamentos históricos rumo a Garuva, o temor é de que a lentidão seja ainda maior. Mas a concessionária promete terminar os consertos necessários antes do carnaval.

MAPA: Confira o local do afundamento na BR-376

O conserto da estrutura deve levar cerca de duas semanas para ficar pronto. Se o trecho não ficar pronto até a sexta-feira que antecede o carnaval, o tráfego será mais pesado tanto para quem vai para praias catarinenses, como para quem segue para Guaratuba por Garuva.

Mas o gerente de investimentos da concessionária Autopista Litoral Sul, Rodrigo Pavan, garante que, mesmo com a previsão de chuva, a empresa trabalha com cronograma de entrega da pista danificada até a quinta-feira (23), véspera de carnaval. A expectativa é de que, para dar conta do prazo, operários trabalhem debaixo de chuva. “Temos o compromisso de entregar nesta data, não trabalhamos com outro plano. Vamos fazer uma força-tarefa”, afirma Pavan. Ele assinala que, apesar disso, não estão previstos reparos 24 horas. A concessionária tem dificuldades em encontrar mão de obra de última hora.

Ao todo, cerca de 700 metros foram interditados na rodovia por causa de um afundamento de pista. A Autopista Litoral Sul afirma que o excesso de chuvas, quedas de árvores e o acúmulo de pedras trazidas com a erosão provocou danos em um dos bueiros do trecho. A situação afetou o sistema de drenagem da estrutura.

O conserto envolve a retirada de pavimento, aterro e tubulação existente, além da implantação de nova tubulação, terraplanagem e reconstrução da pista.

Desvios

Enquanto as obras não são concluídas, o trânsito opera com desvio no sentido sul. Quem desce rumo a Florianópolis, segue pela pista norte, com fluxo direcionado por uma faixa. Já o tráfego no sentido Norte, rumo a Curitiba, flui somente pela faixa da direita.

Como os trabalhos na pista podem superar o prazo estipulado para o conserto, a orientação da PRF para os motoristas que pretendem se deslocar para a região é redobrar a atenção nas imediações da divisa entre os estados do Paraná e Santa Catarina.

Uma sinalização de alerta para os finais de cada uma das filas, com o objetivo de evitar colisões traseiras, também tem sido mantida pela concessionária no trecho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]