• Carregando...
Joarez Costa, o Caboclinho, diz que divergências políticas em Ortigueira são origem das denúncias: o filho dele é vereador e pré-candidato a prefeito | Henry Milleo/ Gazeta do Povo
Joarez Costa, o Caboclinho, diz que divergências políticas em Ortigueira são origem das denúncias: o filho dele é vereador e pré-candidato a prefeito| Foto: Henry Milleo/ Gazeta do Povo

Opiniões

Filho e prefeito saem em defesa

Por e-mail, o filho de Joarez Costa e presidente da Câmara Municipal de Ortigueira, Rafael Costa (PTN), afirmou desconhecer qualquer caso de agressão envolvendo seu pai. Ele ressaltou ainda que tem a vida pautada em favor da população da cidade. "Talvez, minha atuação, até o momento sem máculas, desagrade adversários políticos", afirmou.

Segundo a nota, o vereador não conhece os motivos da saída do delegado Mário Sérgio Bradock, mas diz que o policial "usou covardemente" os antecedentes criminais de seus pai para arranhar a sua imagem política. O parlamentar ainda enfatizou que o prefeito Geraldo Magela (PSDB) não se envolve nos assuntos da Câmara e nem os vereadores na pauta da prefeitura.

Prefeito

Já Magela desmente sofrer qualquer influência de Caboclinho. "Quando ele vai à prefeitura, eu o atendo como qualquer outro. Ele sempre me tratou com muito respeito", afirmou. Segundo o prefeito, Caboclinho tinha propriedades na região quando voltou à cidade e nunca lhe fez qualquer pressão ou foi agressivo. "Além disso, o filho dele é presidente da Câmara. Foi o segundo vereador mais votado", acrescentou.

Personagem conhecido da crônica policial do Paraná, Joarez da França Costa, o Caboclinho, voltou a ser alvo de polêmica, desta vez na cidade de Ortigueira, na Região Central. Muitos moradores dizem sentir medo da presença dele no município e relatam casos de brigas e ameaças supostamente protagonizadas por Caboclinho.

Costa foi preso durante a CPI do Narcotráfico há 11 anos por suspei­­ta de participar de uma quadrilha de roubo de carros, mas o caso foi ar­­quivado por falta de provas. Na mesma época, foi condenado a 17 anos de prisão pela morte de Jesael Cubas, ocorrida em 1999. Ele cumpriu cinco anos da pena em regime fechado e depois deixou a prisão. Ainda hoje a defesa dele recorre no Superior Tribunal de Justiça contra essa sentença. Costa também é acusado por receptação em Marin­­gá, no Noroeste do estado, onde ti­­nha uma loja de autopeças, e por um duplo homicídio em Rio Bran­­co do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Os dois casos ainda estão em fase de instrução na Justiça.

Natural de Ortigueira, Cabocli­nho hoje é empresário do ramo de madeira – tem uma área arrendada para reflorestamento – e pai do presidente da Câmara Munici­pal da cidade, Rafael Costa (PTN). De acordo com os relatos de moradores, Caboclinho já teria até es­­pancado algumas pessoas. "Ele e os capangas comandam a cidade. Eu estava em um bar quando houve uma discussão política. Ele quebrou todos os vidros do meu carro e bateu na minha cabeça", afirmou João*.

Outra moradora contou sobre um parente que também teria apanhado, mas acabou cedendo à pressão e virado até cabo eleitoral do filho do Caboclinho por receio. "Ele [Caboclinho] é o nosso maior problema aqui na cidade", disse Joana*. Já Pedro* afirmou sentir medo só de ouvir o nome de Caboclinho. "Se eu falasse alguma coisa isso acabaria comigo."

Influência

Segundo os relatos, o empresário é uma figura influente na cidade. "O prefeito [Geraldo Magela] come na mão dele", disse João*. Na última demonstração de força, Cabo­clinho teria sido responsável pela saída de Ortigueira de outra figura conhecida no estado: o ex-deputado estadual e delegado de polícia Mário Sérgio Bradock Zacheski. Coincidentemente, Bradock foi o delegado que conduziu a investigação do "cemitério de motores" – uma área onde foram encontrados diversos motores de veículos desmanchados em Rio Branco do Sul, durante a época da CPI.

Em meio aos relatos de agressão, uma declaração chamou a atenção da reportagem. Ao chegar na casa de outro homem que teria sido agredido por Caboclinho, a recepção veio com a desconfiança natural de quem não conhece o forasteiro em uma cidade tipicamente interiorana. "O que você quer?", perguntou a esposa da vítima pela janela de casa. Quando esclarecido o assunto da entrevista, a resposta foi de bate-pronto. "Meu marido não fala sobre isso. Ele já apanhou muito", explicou.

Apesar das histórias, na delegacia da cidade não há nenhuma queixa contra Caboclinho. Já o Ministério Público de Ortigueira disse ter recebido várias pessoas que contaram sobre os casos, mas nenhuma delas quis oficializar as denúncias, possivelmente por medo.

* Nome fictício.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]