• Carregando...
 | Divulgação Salva Bicho/
| Foto: Divulgação Salva Bicho/

Uma cadela que pertencia a um grupo de moradores de rua levou dois tiros de um policial militar na madrugada deste domingo (10), de acordo com relatos divulgados nas redes sociais. O caso foi na Avenida Sete de Setembro, no bairro Batel, em Curitiba. Imagens gravadas por câmeras de segurança próximas mostram o momento que, supostamente, um dos policiais atira contra o animal, que corre para longe do local. Por nota, a Polícia Militar do Paraná informa que abrirá uma sindicância para apurar o fato.

Veja o vídeo da abordagem

No vídeo, é possível ver o que seria o início da confusão: uma equipe policial abordou moradores de rua que dormiam sob a marquise. Logo depois, um policial empurra um dos moradores, e a cadela, que cuidava dos filhotes, se assusta.

Na tentativa de proteger os filhotes, Polaca, como era chamada pelos moradores de rua, agiu por instinto e foi para cima de um dos policiais, que, então,atirou contra o bicho.

O caso foi por volta das 4h30. De acordo com Fabiane Rosa, da ONG Salva Bicho, o animal ficou sem atendimento até por volta do meio-dia, quando uma moradora de um prédio próximo levou-o até um hospital veterinário.

Polaca com os filhotesDivulgação Salva BIcho

A primeira informação era de que o animal havia morrido já com os tiros. Mas Polaca foi levada ao Hospital Veterinário Garra, que, por telefone, confirmou o atendimento e a morte da cadela no local. Conforme o médico veterinário Elgio João Presotto, que atendeu a cadela no hospital, o animal foi atingido na região do tórax, com perfuração do pulmão, do diafragma e do fígado. “O problema foi o tempo entre o ocorrido e o socorro. Ela chegou muito mal no hospital, com muita dificuldade respiratória”, conta o veterinário. Polaca entrou em cirurgia, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu durante o procedimento.

Os filhotes sobreviveram não foram feridos. Eles foram recolhidos por duas protetoras, que procuram agora uma ajuda de alguém que tenha uma cadela que possa ajudar com leite. A Rede de Proteção Animal deve providenciar as vacinas, ração, castração e tudo o que for necessário para que eles sejam colocados para adoção.

Versão da polícia

A Polícia Militar por meio de uma sindicância irá apurar “eventuais responsabilidades” do policial sobre a morte do animal.

“Em tese, segundo a sua versão, o policial militar teria sido atacado pelo cão no momento em que cumpria com a sua missão”, diz a PM, por meio de nota. “A PM possui animais em seu plantel (equinos e cães), os quais são cuidados com zelo e respeito e acompanhados por veterinários constantemente. A PMPR acolhe as pessoas que trabalham pela proteção dos animais e não se pauta por qualquer tipo de violência”, diz a corporação.

Em nota, a PM diz ainda que “não compactua com violência contra animais e considera, em uma primeira análise, censurável a conduta do policial militar” que atirou contra o cão.

Sobre o motivo da abordagem aos moradores de rua, a assessoria de imprensa da corporação explicou, por telefone, que “qualquer pessoa, por lei, pode ser abordada a qualquer momento” e que a ação pode ter sido parte de uma “patrulha de rotina”, como as feitas para coibir tráfico de drogas.

Policiais covardes matam cadelinha de moradores de rua em Curitiba.A cachorrinha estava amamentando seus filhotes recém nascidos e levou dois tiros.Na madrugada do dia 10/04 uma viatura aborda um grupo de moradores de rua na Av. Sete de Setembro, próximo ao shopping Curitiba. A confusão começa quando o policial despreparado, abusa de sua autoridade e empurra um dos moradores sem motivos. Uma ação que teve início da PM onde deveria servir e proteger estão mais para autoritarismo e poder. A cadela que estava quieta cuidando de seus filhotes e ao perceber a reação do guarda, agiu por instinto para defender seu dono. A reação do imbecil armado não poderia ser outra, sem pensar nas consequências, sacou sua arma e deu dois disparos atingindo a cadela que correu claudicando. Sem qualquer apreensão e ocorrência registrada a viatura foi embora deixando a cadela agonizando. Estamos agora correndo atrás de ajuda para os filhotes. E agora?Esses assassinos ficarão impunes?Vão alegar legítima defesa se a cadela não estava armada como eles?Descanse em paz mãezinha.Faremos justiça em seu nome!

Publicado por Salva Bicho em Domingo, 10 de abril de 2016
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]