• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Os 32° C registrados na segunda-feira (17) à tarde em Curitiba se tornaram o pico mais alto de temperatura dessa primavera, perdendo apenas para os 33,1° C de janeiro, e já bateram as máximas de novembro e dezembro de 2015, que foram de 31,6° C e 31,3° C respectivamente.

Outubro, curiosamente, tem registrado máximas mais rigorosas que os meses subsequentes (inclusive entre os topos históricos). Os 32° C de 2016 não bateram os 33,2° C de 2015 e tampouco os 35,3° C de 2014 – esse último é o maior registro para o mês no histórico do Simepar –, mas superaram os valores de novembro e dezembro. Em 2014, ano do maior valor para outubro em Curitiba, novembro registrou máxima de 31,3° C e dezembro de 33,1° C. O maior valor histórico de novembro aconteceu em 2009 (33,7° C) e em dezembro foi em 2013 (34,5° C).

O dado aponta um padrão recorrente, ainda que relativamente curioso, porque a média das máximas para outubro é de 23,4° C, enquanto a de novembro é de 24,8° C e a de dezembro é de 26,5° C, ou seja, há uma tendência de crescimento ao longo dos meses, apesar dos dois últimos do ano não conseguirem alcançar as máximas de outubro em Curitiba.

O que explica em parte esse fenômeno recente é a instabilidade meteorológica. “Outubro costuma ser um mês muito instável, de muitas variações climatológicas. Muitas chuvas, muito sol, granizo e tempestades”, explica o meteorologista Samuel Braun, do Simepar.

De acordo com outra meteorologista do órgão, Ana Beatriz Porto, os últimos dias de calor foram provocados por uma grande área de baixa pressão que atuava sobre o Paraguai, que induziu os ventos úmidos para os estado. Por outro lado, ventos quentes vindos dos estados vizinhos de Mato Grosso do Sul e São Paulo também colaboraram para que as temperaturas se mantivessem elevadas na capital.

Londrina, no Norte do Paraná, por outro lado, já registrou a maior temperatura do ano, também na segunda-feira (17), quando os termômetros chegaram a 36,9º C, segundo o Simepar. Em 2015, a temperatura mais alta na cidade, de 37,6º C, foi registrada na mesma época, no dia 16 de outubro.

Chuvas

Até o começo desta sexta-feira (21), choveu em torno de 150 milímetros em Curitiba, valor que já supera a média histórica para o mês, que é perto de 140 mm. Em 2015, choveu em torno de 248 mm na capital. De acordo com Braun, com a chuva prevista para a semana que vem, os valores podem até mesmo ultrapassar os registros do ano passado.

“A chuva vai dar uma acalmada no fim de semana. Se chover, será mais fraco. A temperatura também dá uma amenizada na cidade. Mais para terça-feira ou quarta-feira da semana que vem, uma nova onda de instabilidade está prevista para Curitiba e também para grande parte do Paraná. Nessa época do ano nós costumamos dizer que o tempo muda o tempo todo”, explica.

Em dois dias dessa semana, choveu cerca de 30% da média histórica para todo o mês de outubro. De acordo com o Simepar, foram 27 milímetros de chuva em 45 minutos na segunda-feira (17). Na terça (18), foram outros 15 milímetros em meia hora de chuva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]