• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

A quatro dias do fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que termina nesta sexta-feira (20), o Paraná já imunizou 79% da população prioritária – o que equivale a cerca de 1,8 milhões de pessoas. A meta do governo é imunizar 80% do público-alvo, que representa cerca de 2,2 milhões de paranaenses. O alerta fica para a gestantes: apenas 59% da população prioritária foi imunizada no estado.

Um balanço divulgado no fim da tarde de segunda-feira(16) pelo Ministério da Saúde mostra que 71% do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe em todo o país foi imunizado, o que corresponde a 35,4 milhões de pessoas.

Até o momento, a Região Sul apresentou o melhor desempenho em relação à cobertura vacinal contra a influenza, com 80,1%, seguida pelas regiões Sudeste (76,2%); Centro-Oeste (67%); Norte (63,8%) e Nordeste (58,4%).

A campanha começou no dia 30 de abril, mas o início da vacinação foi antecipado em 22 estados por conta de surtos do vírus H1N1.Compõem o público-alvo e devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde. Povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional também serão imunizados. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.

Incidência

Do início do ano até esta segunda-feira (16), já foram contabilizados 478 casos de influenza no estado. Desses, 446 correspondem ao vírus H1N1. Os números totalizam casos de Síndromes Respiratórias Agudas, que demandam internação do paciente, e Síndromes Gripais, registrados nas 23 Unidades Sentinelas do Paraná.

No mesmo período, foram confirmados 30 óbitos por H1N1: Antonina (1), Curitiba (3), Quitandinha (1), São José dos Pinhais (1), Rio Azul (1), Chopinzinho (1), Francisco Beltrão (1), Marmeleiro (3), Foz do Iguaçu (7), Espigão Alto do Iguaçu (1), Campo Mourão (2), Umuarama (1), Maringá (1), Apucarana (2), Londrina (1), Andirá (1), Cornélio Procópio (1) e Toledo (1).

Em Curitiba, apenas a meta das gestantes não foi atingida

Em Curitiba, 403.168 pessoas já receberam a dose na rede pública entre os integrantes dos públicos aptos a receber a vacina. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as gestantes fazem parte do grupo que ainda precisa melhorar a adesão à vacina: até segunda-feira (16), somente 66% das grávidas foram imunizadas na capital – 12.282 de um total estimado em 18.612 gestantes.

Entre as crianças com idade entre seis meses e menores de 5 anos, 81.033 já foram imunizadas (79,8% do público). As pessoas com mais de 60 anos representam 199.067 do total de vacinados (99,1%) e as mulheres que tiveram bebê há menos de 45 dias (puérperas) superaram o público previsto: 3.819 receberam a dose (124,8%) – a estimativa era 3.060 mulheres.

No Brasil, até 9 de maio, foram registrados 2.808 casos de infecção pelo vírus influenza, de todos os tipos, no país. Deste total, 2.375 por Influenza A (H1N1), que resultaram em 470 mortes.

Doses

O volume de doses oferecido para o Paraná será suficiente para atender as pessoas que fazem parte dos chamados “grupos prioritários”. Ainda não há informações se, caso sobrem vacinas, as pessoas poderão continuar sendo imunizadas. Em anos anteriores, o poder público chegou a abrir o procedimento de vacinação para outros públicos que não foram priorizados no primeiro momento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]