• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil (ou poliomielite) será encerrada na próxima segunda-feira (31), em todo o Brasil. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 12 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos.

Curitiba vacinou até as 11h30 desta sexta-feira (28) 73,26% do público-alvo da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. A meta do município é atingir 95% das 101.735 crianças curitibanas com idade a partir de seis meses e menores de 5 anos. Para que as crianças recebam a dose, os pais devem procurar uma unidade básica de saúde e apresentar a carteira de vacinas da criança.Curitiba conta com dez unidades com horário de funcionamento estendido – até as 22 horas –, contemplando aquelas famílias que não têm possibilidade de procurar o serviço em horário comercial, além dos postos comuns.

Saiba quais as unidades de saúde que abrem até 22h em Curitiba

US Bairro Novo (Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791)

US Pilarzinho (R. Amauri Lange Silvério, 1251 Pilarzinho)

US Santa Felicidade (Via Vêneto, 10)

US Bairro Alto (R. Jornalista Alceu Chochorro, 314 B. Alto)

US Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio s/n.º - Praça Ouvidor Pardinho)

US Camargo (Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru )

US Oswaldo Cruz (R. Pedro Gusso, 3749)

US Concórdia (R. Dilermando Pereira de Almeida, 700 - Pinheirinho)

US Eucaliptos (Rua Lázaro Borsato, 150- Alto Boqueirão)

US Monteiro Lobato (R. Olivio José Rosetti, s/n - Tatuquara)

Multivacinação

Além da vacina contra a pólio, os pais podem checar se há algum atraso no calendário de imunização dos filhos. De acordo com o Ministério da Saúde, as crianças devem receber 11 vacinas ao longo dos primeiros quatro anos de vida, totalizando 25 doses – incluindo os reforços –, que protegem a criança contra cerca de 20 doenças. As equipes das unidades de saúde estão orientadas a verificar a carteira de vacinação das crianças. Caso uma vacina não tenha sido dada, os pais serão avisados e os filhos poderão ser vacinados. A campanha multivacinal também engloba menores de seis meses.

São Paulo

Desse total, cerca de 2,3 milhões de crianças estão em São Paulo. De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta quinta-feira (27), 1,4 milhão de crianças paulistas já foram vacinadas.

Apesar de São Paulo não registrar nenhum caso há 27 anos e o Brasil há 25, as campanhas de vacinação contra a doença, também conhecida como pólio, devem ser mantidas até a erradicação do vírus no mundo.

Atualmente, nove países na África e na Ásia ainda registram casos de paralisia infantil. O problema é mais grave no Afeganistão e no Paquistão, onde 34 pessoas foram infectadas entre janeiro e julho deste ano.

“A participação nessa campanha é fundamental para a prevenção contra a paralisia infantil e, assim, mantermos erradicada essa doença no Estado. Por isso, sugerimos aos pais e responsáveis que levem as crianças no posto de vacinação mais próximo de sua residência”, afirmou, em nota, a diretora de imunização da secretaria, Helena Sato.

No Estado de São Paulo, há cerca de 4.300 salas disponíveis para vacinar o público-alvo da campanha. A secretaria esclarece ainda que os pais devem levar a caderneta de vacinação e que as crianças também poderão receber vacinas em atraso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]