• Carregando...
Primeira casa onde funcionou a Casa Glaser existiu de 1887 até 1914 | Reprodução
Primeira casa onde funcionou a Casa Glaser existiu de 1887 até 1914| Foto: Reprodução

Pioneiros

Veja a lista de alguns comércios pioneiros em Curitiba. Alguns deles já fecharam:

1878 – Irmãos Mueller

1879 – Marmoraria Vardânega e Casa Edith

1885 – Indústrias Todeschini

1887 – Casa Glaser

1888 – Ferragens Irmãos Hauer e Impressora Paranaense

1890 – Farmácia Essenfelder

1891 – Emilio Romani

1896 – Indústria J. Bettega

1897 – Casa Hertel

1901 – Leão Júnior

1916 – Indústrias Langer, Casa Vermelha Ferragens e Walter e Cia

1918 – Confeitaria Schaffer

1919 – Minerva – Comércio Farmacêutico

  • Glaser e o livro-caixa de 1893
  • Atual fachada da loja, especializada em presentes e cristais

A labuta começava cedo. O funcionário saía com a carrocinha e uma caderneta com a missão de anotar o que faltava de comida na prateleira das casas dos curitibanos. Ao contrário de hoje, o comerciante é que ia até os clientes para vender seu "peixe". Nesse caso, era farinha, ovos, salame, batata e feijão. Com o pedido em mãos, era preciso voltar para pesar, embrulhar e, depois, entregar os produtos à tarde, na versão que atualmente se chama delivery, mas que já acontecia no comércio de Curitiba em 1878. Foi assim que começou um dos estabelecimentos mais antigos da capital, a Casa Glaser, que completou 125 anos em janeiro.

Os pedidos ficavam anotados e eram pagos no final do mês. Num livro caixa de 1893, guardado a sete chaves pelo atual administrador Mário Fernando Glaser, 74 anos, da terceira geração da família, constam cargas de farinha vindas do Rio de Janeiro. O sal vinha do Porto de Paranaguá, via ferrovia. Tinha também vinhos e licores e uma seção especial de cristais da região de Boêmia, na Áustria, de onde migrou a família que se instalou no Brasil.

Foi entre comida e cristais que a família Glaser prosperou. Hoje é um dos poucos comércios centenários que está aberto ininterruptamente. Mário mostra com orgulho o primeiro alvará, de 1887, que ainda está pendurado na parede da loja. "Nasci aqui e hoje minha filha assume os negócios", diz.

A casa que abrigava essencialmente o comércio de secos e molhados foi erguida em 1887, na rua chamada na época de Mato Grosso, atual Comendador Araújo. O comércio era no térreo e a família morava no andar de cima.

A casa foi demolida e deu lugar, em 1914, ao edifício que está até hoje na esquina das ruas Comendador Araújo e Visconde do Rio Branco. O comércio de secos e molhados foi abandonado porque já não rendia tanto. "Muitas cadernetas estão penduradas até hoje", diz Mário, sorrindo. Em 1925, passou a vender essencialmente ferragens, cristais e louças.

No centenário do comércio, em 1987, época do Plano Cruzado, a Glaser tinha cerca de 30 funcionários e 10 mil artigos. Em 2001, os irmãos dividiram os negócios: um ficou com os cristais e louças e o outro com as ferragens. A loja Glaser se especializa, então, no que sempre quis vender e que remetia às origens: cristais da Boêmia e artigos finos para casa. Foi com a reforma, em 2003, que a Glaser virou galeria e ganhou aos fundos um edifício de 24 pavimentos. "É um patrimônio da cidade que precisa ser mantido e preservado", diz Bianca Emanuelle Glaser, administradora da quarta geração.

O edifício de 1914 é Unidade de Interesse de Preservação. Já foi moradia no segundo andar, quando Mário se casou e para ali se mudou com a esposa. As duas sacadas, hoje com as portas fechadas, se voltam para o principal caminho que ligava Curitiba ao interior do estado, numa época em que pela rua passavam bondes puxados por mulas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]