• Carregando...
A médica Virginia Soares de Souza, chefe-geral da UTI do Hospital Evangélico, foi detida pela Polícia Civil nesta terça-feira (19) | Henry Milleo / Agência de Notícias Gazeta do Povo
A médica Virginia Soares de Souza, chefe-geral da UTI do Hospital Evangélico, foi detida pela Polícia Civil nesta terça-feira (19)| Foto: Henry Milleo / Agência de Notícias Gazeta do Povo

"Ela está tranquila e disse que tudo não passa de um equívoco", afirma advogado de médica presa

O advogado Elias Mattar Assad, que defende a médica e chefe-geral da UTI do Hospital Evangélico, Virgínia Soares de Souza, presa pela Polícia Civil nesta terça-feira (19), disse que a suspeita levantada contra sua cliente é um "equívoco", que teria sido criado principalmente por meio de interpretações errôneas de termos médicos que a intensivista utiliza diariamente no trabalho. "Deve ser alguma coisa que ela falou como ‘vai suspender o oxigênio para ver se o paciente vai respirar sozinho’, e nisso passou algum enfermeiro que pode ter achado que o desligamento [de aparelhos médicos] era para matar o paciente".

Leia matéria completa.

Sindicância vai apurar denúncias do Evangélico

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba abriu uma sindicância para investigar as irregularidades na UTI do Hospital Evangélico, que contará com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) e do Ministério da Saúde. O auditor do órgão federal Mário Lobato da Costa conduzirá a investigação. A pasta também solicitou à diretoria do Hospital Evangélico a substituição da equipe de UTI Geral, até a conclusão das investigações, por conta da prisão da médica-chefe do setor.

A comissão de saúde trabalhará paralelamente à investigação policial. De acordo com a prefeitura, um médico-observador será nomeado por uma junta administrativa, composta pela secretaria, Conselho Regional de Medicina e Sociedade Evangélica Beneficente. Esse profissional deverá acompanhar os serviços realizados pelo hospital a partir de agora.

Por causa das medidas e para suprir qualquer eventual dificuldade de atendimento no Evangélico, as secretarias municipal e estadual de Saúde trabalham para colocar em funcionamento dez novos leitos de UTI no Hospital do Trabalhador.

A Sesa já desiginou dois representantes para atuarem na comissão.

CRM deve instaurar sindicância

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) informou na tarde desta terça-feira (19) que por enquanto não irá se manifestar sobre as investigações da Polícia Civil que têm como alvo procedimentos médicos do Hospital Evangélico, em Curitiba. No entanto, o Conselho disse, em nota, que "as providências cabíveis para abertura de sindicância já estão sendo tomadas", assim que a entidade tiver acesso aos autos da investigação.

De qualquer forma, o CRM-PR afirma reiterar a confiança na classe médica, especialmente nos profissionais que atuam em UTIs de hospitais do estado.

  • Polícia Civil fez operação no Hospital Evangélico nesta terça-feira. Uma médica foi presa e documentos foram recolhidos
  • Nucrisa e Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública investigam o caso

O Núcleo de Repressão aos Crimes Contra a Saúde (Nucrisa), da Polícia Civil do Paraná, realizou na manhã desta terça-feira (19) uma operação no Hospital Evangélico, em Curitiba, que faz parte de uma investigação sobre crimes contra a saúde pública e sobre a morte de pacientes dentro do hospital.

Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão. Uma médica - chefe geral da Unidade Terapia Intensiva (UTI) do hospital - teve a prisão temporária, de 30 dias, decretada e ficará detida durante parte das investigações. O Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública – divisão do Ministério Público do Paraná – acompanha o caso.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que vai participar de uma sindicância para investigar os casos de morte na UTI do hospital. De acordo com o órgão, uma médica foi presa sob suspeita de ser responsável por mortes de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva do Evangélico. A médica é a chefe-geral da UTI do hospital, a intensivista Virginia Soares de Souza.

Pela manhã, funcionários do Hospital Evangélico – que não quiseram se identificar – relataram que cerca de dez policiais estiveram no estabelecimento de saúde. Eles entraram pela portaria do setor de Nutrição e foram para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no quarto andar, segundo os empregados. Alguns funcionários do hospital foram levados para a delegacia para prestar esclarecimentos. Dois policiais também saíram do hospital com envelopes de documentos, acompanhados de um médico – que não estava algemado.

Investigação

A delegada titular do Nucrisa, Paula Christiane Brisola, afirmou que a investigação começou há um ano, com base em denúncias dos próprios funcionários do hospital. Segundo ela, aproximadamente 30 funcionários da UTI do Evangélico serão ouvidos nesta terça-feira. A delegada disse ainda que a médica trabalha na instituição há 20 anos. Paula não deu detalhes sobre o caso, que corre em segredo de Justiça.

Após prestar depoimento à tarde, a médica Virginia Soares de Souza foi transferida para o Centro de Triagem I, em Curitiba, onde está detida, sozinha, em uma sala, segundo o advogado de defesa dela, Elias Mattar Assad.

Sindicância

O Hospital Evangélico também relatou, via assessoria de imprensa, que foi instaurada uma comissão de sindicância interna para apurar os fatos denunciados e que não comentariam a ação policial porque não tem conhecimento adequado dos fatos para emitir qualquer parecer. Em relação à profissional detida, o hospital diz reconhecer sua competência profissional e afirma que, até o momento, desconhece qualquer ato técnico que tenha ferido a ética médica e foi cometido pela profissional

A Polícia Civil, por meio da assessoria de imprensa, disse que o caso é sigiloso e que as investigações ainda estão em curso. Uma coletiva de imprensa chegou a ser marcada para o final desta tarde, devido à repercussão do caso, mas o evento acabou sendo cancelado.Defesa

Em nota publicada em sua página na rede social Facebook, o advogado Elias Mattar Assad, responsável pela defesa de Virgínia, disse que uma análise preliminar mostra que a médica não praticou nenhum ato ilícito e que a "suspeita deriva de errada interpretação de escuta telefônica e/ou pessoas próximas não familiarizadas com procedimentos de UTI".

Assad ainda acrescentou que a intensivista "sempre agiu preservando vidas dentro da ética médica e dos critérios nacionais de terapia intensiva com criteriosas discussões dos casos com médicos assistentes e famílias dos pacientes".

Por fim, o advogado informou que a defesa provará a inocência de Virgínia e que assim que a defesa completar os estudos sobre o caso vai ingressar com pedido de liberdade da médica.

Veja mais imagens da operação da polícia

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]