• Carregando...

Uma das principais quadrilhas que disputavam o controle do tráfico de drogas no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC) foi desmantelada, nesta sexta-feira (13), com a prisão de dois homens apontados como os cabeças da facção criminosa. Marcos Aurélio dos Santos, o "Tio Má", e Lucas Vinícius Oliveira Pereira, o "Baianinho" foram presos na madrugada, em uma residência situada no bairro Pinheirinho.

De acordo com a polícia, a casa pertencia a uma amante de Tio Má e os acusados foram surpreendidos quando dormiam em um dos cômodos da residência. "Cada um dormia ao lado de um colete balístico e de uma arma de fogo. Eles estavam preparados para resistir à prisão", disse o delegado Rodrigo Brown de Oliveira. Além dos cabeças da quadrilha, a polícia deteve Alexandre Martins dos Santos, de 18 anos.

Escondido no forro da residência, foi encontrado um arsenal, que, segundo a polícia, foi usado em execuções relacionadas à guerra do tráfico no CIC. Foram apreendidas duas metralhadoras Uzi (de fabricação israelense), uma metralhadora Ingram (de fabricação norte-americana), uma espingarda calibre 12 e uma pistola ponto 40, além de farta munição destes armamentos. "A maior parte destas armas é importada. Vamos ampliar as investigações para descobrir como este arsenal entrou no país", revelou o delegado.

Segundo Brown de Oliveira, desde julho as investigações foram intensificadas para desarticular as duas principais quadrilhas que disputam o tráfico no CIC. Com a ação policial, Tio Má e Baianinho teriam saído de cena e passaram a controlar a quadrilha à distância, inclusive de municípios da região metropolitana. "As investigações revelaram que o Tio Má tinha várias amantes e cada noite pernoitava na casa de uma delas, o que dificultava que pudéssemos localizá-lo", apontou o delegado.

Outros integrantes

Na quinta-feira (12), Érique Felipe Dias, de 20 anos, apontado como integrante da quadrilha e responsável por cinco homicídios, havia sido preso, em um barraco instalado em uma área rural, entre Curitiba e Campo Largo, região metropolitana. Segundo a polícia, Dias é o principal articulador da quadrilha e seria homem de confiança de Tio Má e de Baianinho. Também está preso, desde o fim de junho., Carlos Augusto Veras, 21, que seria o fornecedor dos armamentos da quadrilha.

Facção rival

Desde julho, também foram presos dois homens apontados como integrantes do grupo rival à quadrilha de Tio Má e Baianinho. Eles são Jéferson Majewski, 19, e Jean Perterson da Costa Farias, 22, que foram apresentados na quinta, pela Delegacia de Homicídios (DH). A polícia ainda procura por Diandro Claudio Melanski, que é apontado como o chefe da quadrilha rival, Rodrigo de Oliveira e Adilson Mendes.

A disputa na região teria sido iniciada em maio, depois da prisão de Éder Conde, conhecido como o "Fernandinho Beira-Mar de Curitiba" e apontado como cabeça da principal quadrilha de tráfico da capital paranaense.

De acordo com a Polícia Federal (PF), Conde seria o responsável por distribuir 100 quilos de cocaína a cada três meses no estado. Com a prisão dele, grupos menores teriam começado a brigar pelo comando do tráfico. Nesta disputa, destacam-se duas facções, segundo a polícia.

Tráfico no Centro

Também nesta sexta, nove pessoas foram presas, acusadas de integrar a principal quadrilha de tráfico de drogas que atuava no Centro de Curitiba. Os acusados foram detidos em um hotel de luxo na região central, onde ocupavam diversos cômodos.

Tráfico no Cajuru

Na quinta-feira (12), William Barbosa de Souza, de 25 anos, foi preso, acusado de tráficar drogas no Cajuru, em Curitiba. De acordo com a polícia, ele desenvolveu um esquema que envolvia um bar e três residências para distribuir a droga. Foram apreendidos 700 gramas de maconha e 20 buchas de crack.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]