• Carregando...
Antes de a chuva começar, nuvens impressionaram os moradores de Curitiba | Daniel Castellano / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Antes de a chuva começar, nuvens impressionaram os moradores de Curitiba| Foto: Daniel Castellano / Agência de Notícias Gazeta do Povo

RMC: mais de 24h após chuva, milhares continuam sem energia

Milhares de imóveis continuavam sem luz em Curitiba e na região metropolitana (RMC) no final da tarde desta quarta-feira (1°.). A Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) prevê que a situação deve ser normalizada até as 21 horas.

Leia a matéria completa.

Leitores fotografam temporal em Curitiba

Confira a galeria com as fotos dos leitores.

Temporal afetou início de sistema de reconhecimento facial na bilhetagem de Araucária

O sistema de reconhecimento facial na bilhetagem eletrônica do transporte público de Araucária começaria a funcionar nesta quarta-feira (1), mas não foi implantado porque o forte temporal que caiu na cidade afetou o sistema. A prefeitura decidiu adotar esse método - que registra fotos dos usuários que têm gratuidade na tarifa - para combater a evasão do sistema. O sistema deve iniciar a operação na quinta-feira.

A previsão ainda é de chuva forte para parte do Paraná na tarde desta quarta-feira (1º.). Novas áreas de instabilidade se deslocam no Paraguai e, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, há alerta para a altos índices de precipitação na região Central, no Norte, no Noroeste e também no Oeste – uma das áreas mais prejudicadas pelas chuvas, que já duram uma semana.

PREVISÃO: veja como fica o tempo em todas as cidades do Paraná.

Por volta das 17 horas, o Simepar identificou o avanço de um ar menos aquecido pelo estado do Rio Grande do Sul, onde o tempo estável com sol e ar resfriado já predominava. A aproximação deste ar já diminui a instabilidade atmosférica no Paraná, embora a nebulosidade ainda esteja presente no estado até esta quinta-feira (2). No noroeste e oeste do estado foram registradas temperaturas, na casa dos 28ºC.

Pela manhã choveu forte em áreas próximas a Maringá, com precipitação de 15,8 mm, e em áreas isoladas de Londrina, com 2,6 mm de chuva, segundo o Simepar.

Na região de Curitiba as temperaturas subiram desde cedo e não deve haver temporal como o registrado no início da noite desta terça-feira (30).

Chuva deve dar trégua

Mas, depois de sete dias de presença constante, a chuva deve dar trégua a partir desta quinta-feira (2). Com a saída das áreas de instabilidade chega uma massa de ar frio e seco que vai se posicionar no Sul do Brasil e deixar as temperaturas mais amenas.

Já nesta quinta, a mínima em Curitiba deve ser de 10°C – cinco graus a menos do que a menor temperatura da manhã desta terça. O "friozinho" da manhã também deve ser sentido em áreas próximas à divisa com Santa Catarina, como União da Vitória e Pato Branco. Em Ponta Grossa, o calor não passa dos 18° na sexta-feira e dos 19°C no sábado. Em Curitiba, a máxima chega aos 17°C na véspera do fim de semana, quando as mínimas podem ficar próximo aos 9°C em Francisco Beltrão e Guarapuava.

Excesso de chuva

Balanço divulgado nesta manhã pelo Simepar mostra que o volume de chuva concentrado em setembro superou a média esperada para o mês. Em Cambará, no Norte paranaense, os índices pluviométricos ultrapassaram em 219% a expectativa inicial. No município, choveu 255,2 mm. O esperado era 80 mm.

Contudo, Sul e Sudoeste foram mesmo as regiões onde mais choveu em setembro. Em Francisco Beltrão, onde 110 famílias tiveram que sair de suas casas nesta terça-feira, choveu 143,3% a mais do previsto: foram 396,6 mm, a maior parte apenas na última semana. Em Palmas, o volume foi 352,2% maior e em União da Vitória, 266%.

Com 299 mm, Cascavel foi apontada pelo Simepar como a cidade do Oeste onde houve a maior concentração de chuva. Na região, os oito municípios onde há estação do instituto, tiveram, entre 200 e 340 mm de precipitação.

Na região Central, o maior índice acumulado foi na localidade de Entre Rios, em Guarapuava. As precipitações no local acumularam 324,2 mm, índice que supera em 93% a média climatológica para o mês.

Já no Norte, Cambará foi a cidade que mais teve chuva no período. Foram 255,2 mm de chuva para onde era esperado apenas 80 mm. Na região metropolitana de Curitiba a média ficou aproximadamente 30% maior, enquanto no Litoral, cidades como Paranaguá (-36,6) e Antonina (-15,8) tiveram chuva abaixo do previsto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]