• Carregando...
Funcionários da prefeitura trabalham no recolhimento do gelo no cruzamento das ruas João Negrão com Almirante Gonçalves | Átila Alberti /Tribuna do Paraná
Funcionários da prefeitura trabalham no recolhimento do gelo no cruzamento das ruas João Negrão com Almirante Gonçalves| Foto: Átila Alberti /Tribuna do Paraná

Forte chuva de granizo atingiu a região central de Curitiba no começo da tarde desta quinta-feira (6) como consequência de uma tempestade com grande desenvolvimento vertical. A chuva durou poucos minutos e causou transtornos principalmente no Rebouças, onde houve bloqueios no trânsito por causa do granizo acumulado. Apesar disso, a prefeitura informou que nenhum estrago afetava os atendimentos da administração municipal até as 14 horas.

Assista ao vídeo no momento da chuva de granizo no Centro de Curitiba

Veja fotos da chuva forte em Curitiba

Dois pontos na região do bairro Rebouças chegaram a ficar inteiramente bloqueados por causa da quantidade de pedras de gelo, segundo a prefeitura. Os pontos foram a Rua Alferes Poli, entre as ruas Almirante Gonçalves e Brasílio Itiberê; e Brasílio Itiberê, entre as ruas Piquiri e João Negrão. Por volta das 17 horas, a prefeitura informou que o bloqueio era parcial. Equipes ainda faziam a limpeza do local.

Foi necessário acionar agentes de trânsito para que orientassem condutores que circulam por ali. No cruzamento da Rua Almirante Gonçalves com a João Negrão, o trânsito segue em meia pista, segundo a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).

Os motoristas precisam ter atenção redobrada ao trafegar pela região, pois o gelo na pista deixa o piso escorregadio.

A leitora Carla Ando Pires registrou em vídeo a quantidade de granizo acumulada na Rua João Negrão. Veja abaixo:

Muita chuva

De acordo com o meteorologista do instituto, Samuel Braun, não havia um forte indicativo que choveria granizo, mas as pedras de gelo são consequência da instabilidade. “Havia previsão de chuva. O granizo é uma consequência de uma nuvem que ganhou intensidade”, explicou.

Vem mais chuva por aí?

A quinta-feira (6) será novamente de chuva na metade Sul do estado. De acordo com o Instituto Simepar, a instabilidade atmosférica segue presente entre o Sul, Sudoeste, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. Na capital, a tendência é de que o dia permaneça chuvoso. Veja como fica a previsão do tempo para a sua cidade.

Para provocar o granizo, a nuvem precisa ter uma base longa, que pode chegar até 12 quilômetros de altura. É uma espécie de neblina que antecedeu a chuva desta tarde. “Ela alcança temperaturas muito baixas no topo, que podem chegar a menos 60. A água congelada, encontra ambiente mais quente”, afirmou Braun.

Sem estragos nos equipamentos públicos

A prefeitura informou que apesar das chuvas, não foram registrados pedidos de atendimento em equipamentos públicos ou privados pelos órgãos de monitoramento da Defesa Civil.

Na UPA Campo Comprido, houve problemas na calha, mas sem afetar equipamentos e atendimentos.

Também houve pontos de alagamento nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Curitiba, Vila Torres e Marechal Rondon, bem como na Casa de Passagem para Mulheres e LGBT, no Rebouças, e nas Unidades de Saúde Capanema e Ouvidor Pardinho.

A Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) informou que não registrou problemas por causa das fortes chuvas.

Pancada da manhã

No início da manhã desta quinta, Curitiba também enfrentou um aguaceiro. Apesar de a pancada não ter causado maiores transtornos, alguns pontos da cidade ficaram mais “críticos” por causa das chuvas e do intenso trânsito da manhã.

Assista ao vídeo no momento da chuva de granizo no Centro de Curitiba

  • Granizo acumulado na região do Rebouças
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]