• Carregando...
Cidade de Ipiranga, nos Campos Gerais, foi a mais afetada | / Divulgação/Edson Witek/Defesa Civil Municipal
Cidade de Ipiranga, nos Campos Gerais, foi a mais afetada| Foto: / Divulgação/Edson Witek/Defesa Civil Municipal

Pelos menos nove cidades do Paraná foram atingidas por chuvas fortes entre a tarde desta quinta e a manhã desta sexta-feira (9). Ipiranga, localizada a 58 km de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, foi o município mais atingido. Segundo o balanço desta manhã da Defesa Civil, 2.400 moradores foram afetados pela chuva na localidade. Muitos deles tiveram suas casas destelhadas e danificadas por vento forte e granizo. Segundo o sargento da Polícia Militar (PM), Maximilian Ferreira Clarindo, que ajudou no primeiro atendimento aos moradores, a energia elétrica havia retornado na manhã desta sexta, mas as linhas telefônicas ainda estavam com problemas. O hospital local não conseguiu realizar os atendimentos em razão da falta de luz. Muitas pessoas foram atendidas em seus carros.

Vento derruba árvores e tomba caminhão em Cascavel

Leia a matéria completa

Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal de Ipiranga, muitos moradores ficaram feridos. Alguns deles caíram de seus telhados ao tentar consertá-los no meio do temporal. Imagens feitas pelo telejornal Bom Dia Paraná, da RPC, mostram ainda que a cidade foi atingida por pedras de gelo do tamanho de maçãs.

De acordo com Clarindo, o atendimento começou logo após o granizo diminuir, por volta das 16h30 desta quinta-feira. A PM fez a primeira patrulha para localizar as residências mais atingidas. Em seguida, a Defesa Civil organizou uma distribuição de lonas, que durou até a meia-noite. “Até agora há registros de desabrigados e não desalojados. Com a lona, ninguém ficou fora de casa. A Defesa Civil trouxe um aparato grande ”, explicou o sargento.

Feriadão será de muita chuva em todo o Paraná

Leia a matéria completa

Além de Ipiranga, Irati, Guarapuava, Juranda, Pato Branco, Dois Vizinhos, Cascavel, Assis Chateaubriand e Toledo foram as cidades que registraram estragos. Esta última foi alvo de muitos raios durante o temporal, mas até agora não há registro de feridos. Dois Vizinhos é a segunda cidade com mais pessoas afetadas. Foram 250. Ao todo, 3.285 pessoas foram afetadas e 772 casas foram danificadas em todo o estado.

No caso de Irati, os dados sobre estragos foram comunicados à reportagem pela PM de Ponta Grossa - e não via o boletim da Defesa Civil estadual.

Granizo castigou Ipiranga Divulgação/Edson Witek/Defesa Civil Municipal
Previsão

A previsão para esta sexta-feira ainda é de temporais em todo Paraná. Segundo o Simepar, uma frente fria mantém o tempo bastante instável e deve chover em todas as regiões ao longo do dia. O instituto prevê chuva forte com muitos raios e não se descarta mais episódios de vendavais e queda de granizo. Com base na experiência de Ipiranga, a principal orientação do sargento Clarindo é para que as pessoas não tentem consertar telhados em meio ao temporal para evitar qualquer acidente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]