• Carregando...
 | Felipe Rosa/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Felipe Rosa/Gazeta do Povo/Arquivo

De janeiro deste ano até agora, a Polícia Civil já registrou seis assaltos a joalherias em Curitiba e região. O dado é três vezes menor do que no mesmo período do ano passado, mas o que tem chamado a atenção da Polícia Civil é que os crimes têm ocorrido agora em locais que apresentam mais segurança que as lojas de rua. Cinco dos seis ocorreram dentro dos shoppings. Um deles foi registrado como furto por ter sido protagonizado por um grupo de punguistas (aquele que rouba sem que ninguém perceba).

Para o delegado-chefe do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), Rodrigo Brown de Oliveira, responsável pelas investigações, os shoppings precisam se preocupar mais com estratégias de segurança, como o posicionamento câmeras de monitoramento.

“São assaltos pontuais e que têm sido cometidos por quadrilhas diferentes, mas que descobriram falhas de segurança para cometer o crime”, afirmou. O delegado mencionou um dos shoppings que havia um posicionamento de câmeras equivocados. “Neste assalto o videomonitoramento só pegou bonés e capuz. As câmeras não foram colocadas em locais adequados”, comentou.

O presidente da Associação dos Relojoaeiros e Joalheiros do Paraná, Tufi Geara, reforçou a ressalva feita pelo policial. Para Geara, é importante também estabelecer fiscalizações rigorosas na receptação do ouro roubado. “Em novembro do ano passado, conseguimos fechar algumas bocas de venda de ouro”, explicou. De acordo com ele, os joalheiros têm se preocupado com os assaltos, mas ressaltou que é preciso fortalecer a segurança nos shoppings para proteger os estabelecimentos.

“Quando existe informação das câmeras com qualidade, a polícia tem conseguido prender os suspeitos”, disse. Na prática, é o que tem ocorrido, pelo menos na capital. Segundo o delegado, apenas um dos seis casos não foi solucionado.

A reportagem entrou em contato com o Sindicato dos Lojistas de Shoppings do Paraná, mas o representante da entidade não foi localizado para comentar o tema. A Associação Brasileira da Shoppings Centers também foi procurada no fim da tarde desta quarta-feira (4), mas o expediente da entidade já havia sido encerrado.

Queda

Os assaltos a joalherias têm diminuído no estado. No primeiro trimestre de 2015, foram registrados 38, quase um a cada dois dias. No mesmo período deste ano, o número registrado em todo estado caiu para 18. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e pelo Cope.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]