• Carregando...
 |
| Foto:

Questão proposta por um leitor. É correto começar uma correspondência com a construção "Venho através desta carta"? Não seria melhor usar "por meio desta"? O "através de" faz sentido?

Vou responder pela sequência e depois fazer algumas considerações de ordem geral. 1) Sim: é correto porque o uso consagrou a construção, milhões de correspondências foram escritas assim, sem causar problemas de entendimento entre emissor e receptor. 2) Depende do gosto: tanto o "através de" quanto o "por meio de" cumprem o mesmo papel. 3) Sim: faz sentido. Por que não faria? É difícil imaginar uma situação em que o receptor tenha parado a leitura por não ter entendido a locução "através de" ("O que ele quer dizer como isso???").

Entretanto, nenhuma das duas construções é produtiva hoje em dia. Alguns anos atrás, sim. Mas hoje predomina a tendência de sermos mais objetivos. Irmos direto ao assunto: "Prezado cliente, nossa loja está com promoções arrasadoras" – e não "vimos através desta esclarecer que nossa loja está com promoções arrasadoras". Trata-se de uma questão de uso, de tendência. E a objetividade nas comunicações escritas é um valor cultivado em nossa sociedade. Compreender esse princípio básico pode nos ajudar na hora de escrever um e-mail ou uma carta. Quanto menos enfeite, melhor. Não sonegue informações, mas seja objetivo, conciso e polido.

Aproveito o assunto para lembrar que a linguagem jornalística procura evitar o uso excessivo da locução "através de". Em vez de escrever "O presidente ficou sabendo da notícia através de seu assessor", indica-se: "ficou sabendo da notícia pelo seu assessor". Em vez de "Conseguiu a vitória através de muita luta", investe-se nisto: "Conseguiu a vitória com muita luta".

Só é bom não se travar uma guerra boba contra a locução "através de".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]