• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A curitibana Leonor Demeterco Corrêa de Oliveira lança nesta terça-feira (30) o livro de contos e crônicas Era uma vez... A autora tem 75 anos e esse é seu primeiro trabalho solo – anteriormente ela havia publicado contos em coletâneas, uma delas na Alemanha, e crônicas em jornais como a Gazeta do Povo e O Estado do Paraná, sempre com pseudônimo: Francisca Lemos e Conceição Menezes. Escritora desde a adolescência, iniciou com os diários de meninas e soma seis décadas de produção literária. Mesmo assim, sua obra é quase toda desconhecida. Os escritos de Leonor tratam do cotidiano familiar, da vida com os filhos (ela teve quatro) e dos pequenos e grandes desafios rotineiros – a autora é cadeirante desde os 26 anos. Vê-se como uma dona de casa que escreve e lê, ainda que se some a seu imaginário o período em que deu aulas particulares de redação para alunos do Colégio Anjo da Guarda. A passagem por inúmeras clínicas de reabilitação, em países diferentes, e a mística religiosa completam seu quadro de referências.

Boa companhia

No passado, Leonor contou com o incentivo de autores de proa, como Dalton Trevisan (O vampiro de Curitiba), Antônio Callado (Quarup) e o poeta e prosador português Sidónio Muralha (Beco). Mesmo assim, preferiu o resguardo. Nos últimos tempos, debaixo da pressão de amigos, cedeu e deu início à seleção de textos que compõem Era uma vez... As ilustrações são de Maria Marta Reichmann. Integram o livro textos como “Língua” e “Colóquio com Nádia”, dois dos contos mais festejados da autora.

Câncer de mama avançado

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) recebe, nesta terça-feira (30), um ciclo de debates sobre tratamentos de câncer avançados realizados no Sistema Único de Saúde (SUS). Tratamentos que não estão disponíveis pelo sistema público e os direitos dos pacientes são alguns dos temas em debate. A iniciativa é da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). Será no plenarinho da Assembleia, a partir das 9 horas. Mais informações no site www.femama.com.br.

Brasil empreendedor

O Brasil atingiu em 2014 o maior patamar de empreendedorismo da sua história. A taxa empreendedora passou de 23% para 34,5% nos últimos dez anos. A porcentagem representa a parcela da população (na faixa entre 18 e 64 anos) envolvida com um negócio próprio. Os dados são da pesquisa anual sobre o tema, realizada pelo IBQP (Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade), com patrocínio do Sebrae, a ser divulgada nesta terça-feira (30).

Festival de Inverno da UFPR

Tradicional evento universitário, o Festival de Inverno da UFPR já está com data marcada: ocorre de 11 a 18 de julho, no lugar de sempre, em Antonina, no Litoral do Paraná. As inscrições para as oficinas já estão abertas. São cerca de 720 vagas, em 27 atividades. Aproximadamente 40 mil pessoas devem passar pela cidade ao longo da semana. Todas as atividades são gratuitas. Mais informações pelo site www.proec.ufpr.br/festival2015/index.html.

Divulgação

Defenda-se na Copa América

O Brasil não participa do jogo da Copa América na noite desta terça-feira (30). Mas a campanha “Defenda-se”, da Rede Marista de Solidariedade, ainda está presente no torneio. A iniciativa foi divulgada aqui na coluna, em 21 de maio, e busca instruir as crianças a defenderem-se do assédio sexual. Tudo de uma maneira sensível e educativa. A exibição dos vídeos no torneio (que vai até 4 de julho) é uma parceria dos maristas com a ONG chilena Raíces. Para assistir aos vídeos da Defenda-se, acesse www.defenda-se.com.

Colaboraram: Naiady Piva e José Carlos Fernandes.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]