• Carregando...

O leitor Antonio Celso Souza observa que duas canchas próximas ao Conjunto Solar, no Bacacheri, permanecem a noite toda com os refletores ligados. Ainda assim, são poucas as vezes em que há pessoas praticando esportes no local. Ele questiona se o gasto de energia destas praças e de outras não seria alto demais. “Como o IPTU que pago é que custeia, me sinto totalmente lesado”. A coluna procurou a prefeitura de Curitiba, que concordou sobre a necessidade de economia de energia elétrica, mas explicou que as luminárias permanecem acesas durante a noite a pedido dos moradores, por questões de segurança. Além disso, o executivo informou que os refletores mais modernos são, de fato, desligados. Nas praças novas há sistemas de iluminação auxiliares “que mantêm esses locais iluminados após o desligamento dos refletores das canchas”. Técnicos da prefeitura devem fazer uma visita à cancha do Solar para verificar se é possível instalar lá os equipamentos novos.

Ivonaldo Alexandre / Gazeta do Povo

Pré-vestibular

Quem se inscreveu para Design ou Arquitetura na UFPR, deve se preparar para um vestibular diferente de todos os outros. Os dois cursos exigem, na segunda fase, conhecimentos específicos em desenho técnico. Uma opção de preparação são os cursinhos do Solar do Rosário (foto), ao custo de R$ 215. As aulas começam em setembro e vão até às vésperas do vestibular. O solar oferta ainda cursinhos de redação, história geral, história da arte e inglês. Estes custam R$ 800, e são voltados para os vestibulares da UFPR e PUCPR. O Solar do Rosário fica na Rua Duque de Caxias, 4, Largo da Ordem. Mais informações pelo (41) 3225-6232.

Avaliação de projetos sociais

A Fundação Itaú Social traz para Curitiba mais uma edição de seu curso “Avaliação Econômica de Projetos Sociais”. O público-alvo são gestores de projetos. Podem ser organizações da sociedade civil, órgãos governamentais, institutos e fundações ligadas a empresas. Todo mundo que trabalha com projeto social pode participar. A ideia é ensinar como medir o impacto e calcular o retorno econômico de uma ação. Mas atenção: as inscrições vão só até sexta-feira (4). Vai ser de 18 de setembro a 13 de novembro, no Workset Coworking (Rua Brigadeiro Franco, 3834). Inscrições pelo site http://bit.ly/1fVHsfT.

Cursos técnicos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) tem 2.600 vagas abertas, em todo o Paraná. São vagas de cursos técnicos financiadas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Podem se inscrever alunos que estejam cursando do 2º ano do ensino médio em diante. As inscrições vão só até 11 de setembro. As aulas começam em 5 de outubro. Acesse http://senaipr.com.br/Pronatec para conferir as vagas disponíveis em cada cidade. A pré-inscrição deve ser feita em alguma escola pública da rede estadual, no município em que o candidato reside.

Congresso de Cefaleia

Começa nesta quinta-feira (3) o Congresso Brasileiro de Cefaleia, em Curitiba. Até sábado, profissionais da “dor de cabeça” estarão reunidos no Shopping Novo Batel. O evento vai abordar tratamentos neurológicos, truques odontológicos, dentre outros temas. A organização é da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe). Profissionais da saúde podem se inscrever no local. Mais informações no site www.congressocefaleia.com.br.

Divulgação

Parquímetro solar

Em muitas cidades, bloquinhos como o do EstaR (que regula o estacionamento rotativo, em Curitiba) já foram substituídos pelos parquímetros. Esse aí ao lado foi instalado em Londrina, e a sua inovação é a utilização de energia solar. Ao todo, são 120 equipamentos que funcionam com economia de energia e regulam 3,5 mil vagas. Destes, 30 foram instalados recentemente. A Digicon é a empresa responsável.

Colaborou: Naiady Piva
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]