• Carregando...
 | Divulgação/Associação Beneficente São Roque
| Foto: Divulgação/Associação Beneficente São Roque

Esta terça-feira (31) é um dia especial para 45 crianças atendidas pela Associação Beneficente São Roque, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Moradores do bairro Guarituba, os pequenos são convidados especiais da mostra Guritiba do Festival de Teatro de Curitiba. “Elas querem estar no palco, são curiosas e aguardam com ansiedade a hora de poder acompanhar de pertinho o espetáculo”, segundo Ana Lúcia Nascimento, coordenadora de projetos da São Roque. Muitos deles vão ao teatro pela primeira vez. O grupo ainda vai aprender técnicas de teatro de sombras, no Museu Oscar Niemeyer (MON). Ao longo de 2015, todo o roteiro de ensino da associação será baseado em técnicas de artes cênicas. No fim do ano, o grupo vai elaborar o espetáculo “São Roque Aplaude”. A visita ao teatro foi patrocinada pela fabricante de produtos de higiene Mili, que é apoiadora da associação e fez o repasse via Lei Rouanet.

Concurso na UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com vagas abertas para professores. As inscrições para o quadro permanente da instituição seguem até 15 de abril para as áreas de Estatística, Geodésia, Filosofia Antiga e Engenharia de Transportes. Em 22 de abril encerram as inscrições para as áreas de Expressão Gráfica, Geotecnia, Topografia e Cálculo. No dia 28, é o prazo para quem for da área de Microbiologia Agrícola, Química do Solo e Administração Geral. Além disso, há vagas nos cursos de Zoologia e Física para professores titulares, que precisam ter no mínimo dez anos de experiência no magistério do Ensino Superior. Mais informações em www.progepe.ufpr.br/progepe/concursos/docente/concursos_publicos/concursos.html.

Meia-entrada para idosos

Sancionado em 2003, o Estatuto do Idoso garante a meia-entrada para qualquer pessoa acima de 60 anos em estabelecimentos que proporcionam lazer, cultura e entretenimento. Muitos lugares acabam confundindo o conceito, ao ofertar desconto para pessoas aposentadas, e elas nem sempre têm mais de 60 anos, segundo a advogada da Associação Nacional da Seguridade e Previdência (ANSP), Simony Prado. Nestes casos, quem tem o direito pela lei pode bater o pé e exigi-lo. Se o local insistir em não conceder a meia-entrada, a orientação da ANSP é denunciar o estabelecimento ou comprar o ingresso pelo valor inteiro e exigir na justiça a devolução da quantia paga a mais.

Instituto de Engenharia

Divulgação/IEP

Toma posse nesta terça-feira (31) a nova diretoria do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). Liderada por Nelson Luiz Gomes, a nova gestão fica à frente da entidade até 2017. Criado em 1926, há 89 anos o instituto funciona como uma associação que congrega engenheiros do estado para buscar “soluções para o desenvolvimento do estado e para o bem da sociedade paranaense através da Engenharia”, nas palavras de Gomes. No próximo biênio, a diretoria vai buscar investir em eventos, como palestras e visitas técnicas, e pretende focar também na gestão em Engenharia. A posse da diretoria ocorre no Centro de Eventos do IEP, na Rua Emiliano Perneta, 174, e é restrita a convidados. Mais informações em www.iep.org.br.

Comida di Buteco

O concurso de gastronomia popular Comida di Buteco começa no próximo dia 10 de abril. Criado em Belo Horizonte, neste ano o evento será realizado pela primeira vez em Curitiba. Para manter o suspense no ar, a organização só vai divulgar os participantes 24 horas antes do início, em 9 de abril. Para este ano, a novidade é um aplicativo disponível para iOS e Android, com informações sobres os bares participantes, e a parceria com o aplicativo de celular 99 Taxis, que vai dar 10% de desconto para clientes que quiserem ir de um bar participante até outro. Mais informações em www.comidadibuteco.com.br.

Colaborou: Naiady Piva.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]