• Carregando...
 | Divulgação/Divaldo Moreira
| Foto: Divulgação/Divaldo Moreira

Quem já concluiu o ensino médio e pensa em se capacitar para um melhor emprego: esta é a hora. O Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e outros) está com seis mil vagas abertas para cursos profissionalizantes em todo o estado do Paraná. Na indústria, as vagas do Senai vão da mecatrônica ao vestuário, passando por redes de computadores. Há curso para todos os gostos. Já no comércio, o Senai tem capacitações em áreas como radiologia e design de interiores. E não são só na capital. Há muitos cursos abertos em cidades como Guarapuava, Francisco Beltrão e Maringá, entre outras. A Gazeta do Povo fez um levantamento de todos eles, separados por área e turno. Para encontrar, acesse www.bit.ly/sistema-s-vagas.

Vagas de emprego

A BT Call Center, do grupo Oi, seleciona 150 candidatos para vagas em início imediato. É preciso ter mais de 18 anos, ensino médio completo e conhecimento básico em informática também são exigidos. Há vagas no período vespertino e noturno. Experiência não é exigida. A empresa oferece treinamento, vale-transporte, refeição e alimentação e auxílio-creche, além de outros benefícios. Também há vagas para pessoas com deficiência. Os interessados devem encaminhar currículo para recrutamento@brtcc.com.br ou enviar para o endereço Travessa Jesuíno Marcondes, 32, Centro, Curitiba. Mais informações pelo telefone 0800 644 31 11.

Sessão sabedoria

A comédia dramática Apenas uma Chance é a escolha do mês para a Sessão Sabedoria, do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR). O filme será exibido nesta sexta-feira (29), às 15 horas, em uma atividade voltada ao público da terceira idade. A obra conta a história de Paul Potts, que se divide entre o trabalho como balconista e o sonho de ser cantor de ópera. As sessões sabedoria tem como objetivo exibir e debater filmes que abordem temas relevantes para a sociedade, de uma maneira leve e tranquila. O MIS fica na Rua Cruz Machado, 138, anexo à Secretaria de Estado da Cultura. A classificação indicativa é 10 anos e a entrada é franca.

Divulgação

Direito ao brincar

Brincar é um direito de toda criança. Tanto a ONU quanto o Estatuto da Criança e do Adolescente reconhecem isso. E é para garantir esse direito que é comemorado nesta quinta-feira (28) o Dia Mundial do Brincar. O Centro Marista de Solidariedade lançou até uma campanha, com direito a dez reivindicações. Todo o material está no site www.brincar.org.br. Quem também celebra a data é o Museu da Vida, da Pastoral da Criança, que no próximo domingo (31) abre suas portas para brincadeiras com a meninada. Fica na Rua Jacarezinho, 1691, nas Mercês.

Cidadão Atento

O leitor Dario Evangelista alerta para a situação da Rua Lodovico Geronazzo, no Bacacheri. Segundo ele, o asfalto foi de “tolerável” a esburacado em poucos meses, em decorrência dos remendos feitos após as obras de recuperação da galeria do esgoto. A coluna contatou a Prefeitura de Curitiba, que notificou a empresa responsável pela obra para recuperar o pavimento. A promessa é de que ocorra ainda esta semana. No entanto, como a notificação foi feita no início da semana, o trabalho não pode ser iniciado de imediato, devido às fortes chuvas que caíram na cidade.

Barigui

Motivado pela coluna desta quarta-feira (27), em que foi citado um banhado no Parque Barigui, o leitor Alvaro Antunes alertou que o novo Código Florestal, de 2012, não classifica mais esse tipo de área como de preservação permanente. A reportagem, mais uma vez, entrou em contato com a prefeitura de Curitiba, para entender a história. Na verdade, o artigo 6º do código determina que várzeas (dentre outros) podem ser de preservação permanente, caso o Executivo assim escolha. No caso de Curitiba, é sim: banhado é área de proteção.

Colaborou: Naiady Piva.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]