• Carregando...
 | Antônio More / Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More / Gazeta do Povo

Defensores públicos de todo o país se reúnem em Curitiba, esta semana, para o XII Congresso Nacional dos Defensores Públicos, organizado pelas associações nacional (Anadep) e estadual (Adepar) da categoria. O tema do evento é o funcionamento do órgão como “metagarantia”, ao transformar “promessas constitucionais em efetividade”. Ou seja, a função das defensorias de tirar do papel direitos previstos em lei. A superlotação do sistema carcerário e o atendimento à população em situação de rua são alguns dos nós do trabalho na área, a serem discutidos no congresso. Além disso, vai estar em debate a importância da autonomia do órgão.A abertura é nesta quarta-feira (4), às 19h, no auditório da Universidade Positivo, com participação da Batucada Feminista da Marcha Mundial de Mulheres. A palestra de encerramento, na sexta-feira (6), é com o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto.

Escolha do Paraná

O Paraná foi escolhido para sediar o evento justamente por ter sido um dos últimos estados da federação a criar sua própria defensoria pública. No estado, há 75 defensores em 22 comarcas. Pelo cálculos da Anadep – que estima um defensor para cada 10 mil pessoas com até três salários mínimos – o estado deveria ter 844 defensores atuando nas 156 comarcas do estado.

Ciências no Litoral 1

Começa nesta quarta-feira (4) a 5ª Feira de Ciências do Litoral do Paraná, organizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pelo Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral (LabMóvel). Os trabalhos foram desenvolvidos por alunos de todo o litoral e serão apresentados nas dependências da universidade. Realizada no câmpus da UFPR Litoral, a feira segue até 6 de novembro. O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que, em 2015, tem como tema “Luz, Ciência e Vida”.

Ciências no Litoral 2

Já o Instituto Federal do Paraná (IFPR), que fica em Paranaguá, recebe até o dia 27 de novembro a exposição “Luz, Ciência e Vida”, que vai permitir que os visitantes interajam “com experimentos relativos às radiações eletromagnéticas e fenômenos ondulatórios, bem como materiais que demonstrem a característica dual da luz”, explica o site da instituição. O IFPR fica na Rua Antônio Carlos Rodrigues, 453, em Paranaguá.

Henry Milleo/ Gazeta do Povo

Riscos da tecnologia

Ocorre no câmpus da PUCPR, nesta quarta-feira (4), a palestra “Tecnologias e dignidade humana”. O evento é organizado pela Rede de Colégios do Grupo Marista, com objetivo de alertar sobre os riscos relacionados ao uso excessivo de aparelhos tecnológicos. Vão estar presentes a professora Cineiva Campoli Paulina Tono (foto) e o delegado Demétrius Gonzaga de Oliveira, do Núcleo de Combate aos Cibercrimes, da Polícia Civil. O evento é no auditório Thomas Morus, no Bloco Amarelo (Escola de Educação e Humanidades). Inscrições pelo email dialogos@colegiosmaristas.com.br É nesta quarta-feira, a partir das 19h30. A PUCPR fica na Rua Imaculada Conceição, 1.155.

Doação de livros

E quem for ao câmpus da PUCPR pode participar da campanha de arrecadação de livros da Rede Marista de Solidariedade, que começa nesta quarta (4) e vai até sexta-feira (6). Os livros irão compor o acervo da “Feira de troca de livros”, que ocorre de 9 a 13 de novembro, durante a Feira de Economia Solidária. A caixa para doações está hall do bloco amarelo, na PUCPR.

Colaboraram: Naiady Piva e Débora Mariotto Alves
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]