• Carregando...
 | Divulgação/FCC
| Foto: Divulgação/FCC

Realizadas ao longo de todo o mês de novembro, as comemorações da Consciência Negra têm seu ponto alto na próxima sexta-feira (20), dia de Zumbi de Palmares. Na programação cultural, o destaque fica com o palco montado no Largo da Ordem. A iniciativa é uma parceria da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) com entidades do movimento negro, como o Centro Cultural Humaitá. A festa começa às 17h, com show do sambista paranaense Gusta Proença, seguido da banda Os Encantados. Às 20h, o grupo Ilu Ijo Agbará promove um samba de roda e afoxé. A festa termina com a apresentação das escolas de samba curitibanas Mocidade Azul e Imperatriz da Liberdade.

Lavação

No domingo (22) pela manhã acontece a tradicional lavação das escadarias da antiga Igreja do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito, no Largo da Ordem. A cerimônia termina com um cortejo com destino ao antigo Pelourinho de Curitiba, com passagem pelas gameleiras da Praça Tiradentes, chamadas de “Iroko” nas religiões afro-brasileiras.

Cinema

Na sexta-feira, um ônibus gratuito sai de Curitiba (em frente do Teatro Guaíra) para o Festival de Cinema da Lapa. A partir das 17h, uma série de curtas-metragens será exibida com a temática da consciência negra. O retorno ocorre após as atividades.

Sem feriado

Dois anos após a aprovação da lei que institui o Dia da Consciência Negra como feriado, em Curitiba, a matéria segue parada no STF. À época, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) acatou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) da Associação Comercial do Paraná (ACP) e do Sindicato da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR), por entender que não caberia ao município, e sim ao governo federal, instituir tal data. A Câmara de Curitiba, por sua vez, alega que não cabe ao TJ, e sim ao STF, definir sobre a constitucionalidade da questão. O tema aguarda parecer do relator, o ministro Gilmar Mendes.

Debate de religiões

Em meio aos debates sobre os atentados na França e o fundamentalismo religioso, o Colégio Sion realiza uma mesa redonda para promover o diálogo entre judeus e cristãos, em Curitiba. Vão estar presentes os rabinos Ruben Sternschein, da Congregação Israelita Paulista, e Pablo Berman, da Congregação Israelita do Paraná, além do Padre Donizete, da Congregação de Sion de São Paulo. Quem media o encontro é o professor de judaísmo e história judaica Antônio Carlos Coelho. Vai ser nesta quarta-feira (18), a partir das 17h30. O evento é aberto ao público, no Colégio Sion (Al. Presidente Taunay, 260). Informações pela página facebook.com/sioncuritiba.

Divulgação

Nicette tropeira

Petropolitana de Niterói, a atriz Nicette Bruno vai virar um pouco lapeana do Paraná, na próxima quinta-feira (19). A diva da TV é a grande homenageada no 8º Festival de Cinema da Lapa, que todos os anos enaltece atores de destaque nacional que nasceram ou representaram de alguma forma o estado do Paraná. Nicette morou em Curitiba no início dos anos 1960, onde desenvolveu atividades na Escola de Teatro do Guaíra e participou do Teatro de Comédia do Paraná. A atriz atuou em novelas de sucesso nas TVs Excelsior e Tupi. Em 2015, ela esteve no ar em I Love Paraisópolis, da Rede Globo. A homenagem será realizada na quinta-feira (19), às 20h, no Theatro São João. Mais informações pelo site www.festivaldecinemadalapa.com.br

Colaborou: Naiady Piva
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]