• Carregando...

Este domingo (26) é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Doença crônica, a popular “pressão alta” pode ser fator de risco para outras enfermidades, como o acidente vascular cerebral (AVC) e o enfarte do miocárdio. Levantamento do Hospital Cardiológico Constantini, de Curitiba, aponta que 49,33% dos atendimentos de emergência na instituição no último ano foram com pessoas hipertensas. No Hospital Vita, ao longo do dia, os funcionários vestem uma camiseta com os dizeres “eu sou 12 por 8”, referente aos níveis considerados saudáveis para a pressão arterial. Para prevenir, a dica do médico Valdir Lippi Jr., do Hospital Nossa Senhora das Graças, é manter um estilo de vida saudável: praticar esportes e manter uma dieta com pouco sal e gorduras saturadas.

Julio Cavalheiro

Ajuda para Xanxerê

A tragédia do tornado em Xanxerê, que afetou cerca de 44,5 mil pessoas na cidade do estado de Santa Catarina, tem mobilizado o coração dos paranaenses. A orientação da Defesa Civil do Paraná, após contato com as autoridades catarinenses, é de que as pessoas façam doações em dinheiro. Informações sobre a conta estão disponíveis no site www.defesacivil.pr.gov.br. Segundo o órgão, municípios do entorno de Xanxerê deram conta da doação de roupas e outros objetos, até agora. A prioridade, nesse momento, é a doação de materiais de construção. A Defesa Civil paranaense não tem como fazer o transporte deste tipo material. Dessa forma, o Sandero Clube de Curitiba se organiza, de forma independente, para levar alimentos, roupas e materiais de construção civil para a cidade de Xanxerê, segundo informações do órgão paranaense. O contato do clube é www.facebook.com/sanderoclubecwb.

Outras entidades

O Corpo de Bombeiros do Paraná e o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) também não arrecadam objetos, e sugerem que a população siga a orientação da Defesa Civil. Ainda assim, a chegada do frio aumenta a necessidade de doações de roupas e alimentos para necessitados do próprio Paraná. Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo www.provoparestadual.org.br.

Marcelo Andrade

Sarau já salvou o Batista

Em 23 de janeiro deste ano, a coluna registrou que um grupo liderado por Gerson Guerra organizou o “Sarau para Salvar o Batista”, para arrecadar dinheiro para o poeta Batista de Pilar, que teve problemas com bebida alcoólica na virada do ano. Pouco mais de três meses depois, a notícia é boa. No sábado (25), o mesmo local (a sede da editora Agendarte) recebeu um sarau com o Batista já curado. E o melhor: ele fez o lançamento oficial de seu novo livro, com poesias inéditas, o “Príncipe sem trono”. O evento (um “artencontro”) já estava marcado, e faz parte da programação oficial da editora. Mas, deste vez, “Batista foi o pilar”, brinca Simone Salomão, integrante do grupo.

Livros personalizados

Abril é o mês da leitura. Nesta hora todos os olhos voltam-se para os jovens leitores – o futuro do país. Os números até animam. A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” aponta que crianças leitores de 11 a 13 anos leem 8,5 livros por ano, o dobro das pessoas com mais de 30 (com média de 4,2). Para incentivar ainda mais os pequenos, a empresa Leitura Genial lançou livros infantis personalizáveis. A personagem principal da história é a própria criança, e ela tem seu nome impresso em todas as páginas do livro. Ao todo são 14 opções de livros em seis idiomas. Mais informações pelo Facebook: www.facebook.com/leituragenial.

Colaborou: Naiady Piva.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]