• Carregando...

Mães que tiveram seus filhos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Curitiba, podem se voluntariar em um projeto dos alunos de Jornalismo da Universidade Positivo. O grupo vai ouvir relatos de parto, da relação com a equipe médica de enfermagem e dos cuidados com o bebê em suas primeiras horas de vida. O objetivo é utilizar as histórias em um diagnóstico sobre a qualidade do atendimento às gestantes na capital paranaense. Quem quiser contar sua história pode encontrar o grupo na loja da UP, no piso L2 do Shopping Palladium. Vai ser no próximo sábado (10), das 13h às 19h, e no domingo (11), das 14h às 18h. Os vídeos com os depoimentos servirão como base para um documentário, a ser produzido durante o primeiro Hackaton Parto Normal e Cesárioa, que ocorre nos dias 16 e 17 de outubro, na UP. Mais informações pelo email rosianefreitas@up.com.br .

Divulgação

Concurso cultural

Ao sair de seu apartamento, a jovem Corina pisa em um “tapete de flores roxas”. A garota é a protagonista do livro infantil Pitangueiras, da curitibana Cristiane Souza. A ilustração original é da artista Maureen Miranda. Mas um concurso cultural, promovido pela artista, convida a criançada a produzir sua própria versão do desenho. O concurso cultural é simples: basta desenhas uma árvore que deixe um tapete de flores roxas pelo chão e enviar para cristiane@cristianesouza.com.br. Os desenhos serão avaliados nas categorias 7 a 9 anos e 10 a 12, pelos professores da Desenhe Estúdio Oscar Pedroso. Os três primeiros lugares ganham um exemplar do livro. Os dois primeiros, uma ilustração original de Maureen. Mais informações pelo site www.livropitangueiras.com.

Cidadão atento

O leitor Earley Carvalho reclama das constantes infrações de trânsito cometidas na “mini rotatória” da Av. Francisco M Albizu, para virar à esquerda na Rua Vereador Antonio Domakoski, no Bacacheri, em Curitiba. Diz ele que os motoristas não respeitam a fila da esquerda, “cortam” pela faixa da direita e fecham o trânsito para os carros que vêm no sentido contrário. “É preciso multar essa gente”, defende o leitor, que solicita fiscalização da Secretaria de Trânsito (Setran) no local.

Em resposta, a prefeitura de Curitiba informou que já concluiu licitação para implantar uma rotatória no local, onde hoje existe um canteiro, além de uma outra, na esquina das avenidas Francisco Albizu e Luiza Gulin, onde há apenas tachões no chão. As obras, que devem incluir ainda sinalizações horizontal e vertical, terão início ainda este ano, segundo a administração.

Livros da UFPR

O Centro de Letras de Campo Largo preparou um ciclo de debates sobre os livros obrigatórios do vestibular da UFPR. No próximo domingo (10) as obras escolhidas são Várias Histórias (de Machado de Assis), Os Dois ou o Inglês Maquinista, Claro Enigma e Lavoura Arcaica. No dia 17 é a vez dos Poemas Escolhidos (de Gregório de Matos), O Bom Crioulo e Fogo Morto. A exposição é gratuita, e tem início às 17h. É na Biblioteca Pública de Campo Largo (Rua do Centenário, 2001).

Comunicação e Cibercultura

A revista Ação Midiática, do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPR, vai receber artigos para a sua 10ª edição até o dia 12 de outubro. Com o tema “comunicação e cibercultura”, o periódico deve refletir sobre aspectos sociológicos, históricos e econômicos da cultura ciber, sua relação com os diferentes campos da comunicação, a sociabilidade em rede, o ciberativismo, entre outros temas. Interessados devem submeter o artigo pelo site http://bit.ly/1L2r1rB.

Saúde mental

Os psicólogos Adenir Prevedello e Shirley Hornung fazem uma palestra, neste sábado (10), por ocasião do Dia da Saúde Mental. O evento é organizado pelo Crematório Vaticano no bojo da campanha de prevenção ao suicídio, realizada no mês de setembro. Também vai estar presente o tatuador Rodrigo Ferreira do Amaral, que fará tatuagens de henna com o símbolo do ponto e vírgula, como forma de estimular a pessoa “a não por um ponto final em sua vida, e sim um ponto e vírgula, dando continuidade a ela”. É neste sábado, a partir das 9h, na Capela Vaticano (Rua Des. Hugo Simas, 26).

Colaborou: Naiady Piva

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]