• Carregando...

Com um ano e 11 meses, o pequeno Davi vive a rotina de visitas a hospitais e oftalmologistas desde os oito meses de idade. No início parecia uma alergia; mas o tratamento com colírio corticoide teria agravado a situação, que evoluiu para uma distrofia na córnea. Ele tem uma espécie de membrana, uma camada em cima dos olhos, e perdeu 20% da visão. Foi aí que um médico de Maringá aconselhou Anna Karolline Padilha Severiano, mãe de Davi, a procurar o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), instituição filantrópica no interior de São Paulo. Lá, ele foi diagnosticado com ceratite puntata difusa, ou seja, não produz lágrimas suficientes para lubrificar os olhos, o que secou e riscou sua córnea. O tratamento busca impedir que ele perca totalmente a visão. Caso isso ocorra, vai ser necessário um transplante de córnea (e não há garantias de que funcione).

Custos e lasanha

Todos os meses, Anna gasta R$ 1,5 mil entre custos com transporte, hospedagem e remédios. Foi aí que ela encontrou a lasanha como saída. Todos os domingos, ela sai de sua casa, em Paranavaí, e vai até a Catedral de Maringá vender a massa. As vendas ajudam. Mas nem sempre vão bem. Muita gente encomenda e não vai buscar, e o lucro da mãe acaba virando prejuízo. Foi num momento de desabafo que Anna Karolline encontrou esperança com Gislaine, Helaine e Elisabete, até então desconhecidas,

Volta por cima

O trio sensibilizou-se com a luta de Davi e sua família e foi para a rua ajudar Anna na venda das lasanhas. O grupo também organiza um show de prêmios, marcado para 12 de julho. As cartelas já estão sendo vendidas. Quem quiser, pode doar prêmios para serem sorteados no dia. O evento será na paróquia de Santo Expedito do Jardim das Torres, em Sarandi, na Região Metropolitana de Maringá. O espaço foi cedido por dom Valdir, religioso conhecido na região. O endereço é Rua Fortaleza, 1.656. Quem quiser conhecer a história ou ajudar, pode acessar o grupo “Todos por Davi”, no Facebook. Ou ainda entrar em contato diretamente com Anna, pelo (44) 9760-1548.

Divulgação

Mulheres empreendedoras

Como preparativo para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que está com inscrições abertas, o Sebrae do Paraná promove nesta quarta-feira (1º) a palestra Business Woman: Mulheres que Inspiram!, em que empreendedoras inspiradoras vão contar seus relatos. Entre elas está Ariane Santos (foto), proprietária da Badu Design e finalista do prêmio, em 2014. O evento é aberto ao público. Para se inscrever é preciso fazer um cadastro pelo 0800-570-0800. O evento começa às 18h30, no auditório do Sebrae, na Rua Caeté, 150. Já o Prêmio Mulher de Negócios está com inscrições abertas até 31 de julho, pelo site da iniciativa.

Brincar é coisa séria

Criadora do blog Mãezíssima, Grace I. Barbosa se reúne com outras especialistas nos cuidados com as crianças para o debate “Brincar é coisa séria!”, nesta quinta-feira (2). Luca Rischbieter, da Casa Labirinto; Laura Monte Serrat Barbosa, autora de livros sobre aprendizagem; e Guga Cidral, do grupo Tupi Pererê são os outros convidados. Será na Livraria Cultura do Shopping Curitiba, às 19h30.

Pesquisa de diabetes

A Fundação Pró-Renal está com chamada pública aberta para pacientes com diabetes tipo 2 e hipertensos interessados em participar de uma pesquisa para um novo medicamento. Os interessados devem fazer uso de medicamentos para diabetes e para pressão alta, não podem estar fazendo diálise nem ter realizado transplante renal. A iniciativa é do Grupo de Pesquisa Clínica em Nefrologia da fundação. Mais informações pelo telefone (41) 3312-5457 ou pelo email pesquisa@institutoscribner.org.br .

Congresso de Oncologia

Estão abertas as inscrições para o 19º Congresso Brasileiro de Oncologia, que terá início em 29 de outubro, em Foz do Iguaçu. Trabalhos científicos podem ser inscritos até 31 de julho. Quem se inscrever até essa data ganha desconto na inscrição. O tema deste ano é “Oncologia Sem Fronteiras”. Mais informações pelo site do congresso.

Colaborou: Naiady Piva.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]