• Carregando...
 | Marcelo Elias /Arquivo/ Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Elias /Arquivo/ Gazeta do Povo

Os dias mais frios chegaram e com eles a temporada de pinhão (foto) nas mesas do Paraná. Tipicamente consumida cozida ou sapecada, a semente da araucária pode ser preparada, pelo menos, de outras cem formas. É isso que mostra o livro Pinhão na Culinária, editado pela Embrapa Florestas (PR). A publicação é uma das finalistas do Gourmand World Cookbook Awards 2015, um “Oscar” da literatura gastronômica mundial, na categoria frutos. O vencedor será conhecido em 9 de junho, numa cerimônia na China. As autoras da obra são as pesquisadoras da Embrapa Rossana de Godoy e Cristiane Helm, as nutricionistas Maria Negre, Geisa Liandra de Siqueira e a técnica em nutrição e dietética Lídia Maria Mendes – todas da Escola Estadual Júlia Wanderley, de Curitiba. O livro está disponível para venda na Livraria da Embrapa (http://vendasliv.sct.embrapa.br/liv4/principal.do?metodo=iniciar) e custa R$ 15. Cada receita, além dos ingredientes e modo de fazer, tem o tempo de preparo, rendimento, calorias por porção e uma foto do prato finalizado.

Quem conta um conto 1

Estão abertas as inscrições para o 6º Concurso de Contos promovido pelo Grupo Livrarias Curitiba. As inscrições vão até 31 de maio e a temática é livre. Para concorrer, o texto não pode ter sido publicado ou premiado. Além da publicação na revista Ler&Cia – periódico da Livrarias Curitiba que tem circulação bimestral, com tiragem média de 200 mil exemplares e circulação no Paraná, Santa Catarina e São Paulo –, os autores dos seis melhores contos receberão um vale-compras de R$ 500 para ser gasto nas lojas físicas ou no site do grupo.

Quem conta um conto 2

Para concorrer, os interessados devem preencher o formulário no site www.livrariascuritiba.com.br e enviar as informações completas para o e-mail contos@livrariascuritiba.com.br. Cada participante poderá concorrer com até dois contos. Os textos devem ter até 3 mil caracteres. Uma comissão julgadora vai eleger os seis melhores textos, segundo os critérios de criatividade, originalidade e adequação às normas gramaticais da língua portuguesa vigentes. Os nomes dos vencedores serão divulgados em 17 de junho no site onde foi feita a inscrição.

Divulgação

Viola na feira

O artesão e violeiro Duílio Sampaio (foto) será um dos expositores – e também uma das atrações – da 36ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Feiarte), que começa nesta sexta-feira (15), no Expo Barigui, em Curitiba. Mestre da viola-de-cocho, Sampaio irá mostrar ao público como entalhar o instrumento direto no tronco maciço da madeira durante o evento. Desde 2004, a viola de cocho é reconhecida como patrimônio imaterial brasileiro. Essa edição da Feiarte vai até 24 de maio. Para mais informações, acesse: www.artesanatodiretriz.com.br.

Primeira parada

A Caravana Siga Bem 2015 fará sua primeira parada no Paraná nesta quinta-feira (14). Durante dois dias, estará no Posto Alpino IV, no quilômetro 19,5 da Régis Bittencourt (BR-116). Em sua 9ª edição, a Caravana terá duas frotas de 12 caminhões rodando o Brasil para atrair a atenção de todos em prol da valorização da mulher e do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. A Caravana Siga Bem 2015 permanece no Paraná até o início de junho. Haverá paradas em Curitiba, Campina Grande do Sul, Mandirituba e Fazenda Rio Grande. Em seguida, irá percorrer os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul – antes de retornar, em agosto, para eventos em Cascavel, Maringá e Joaquim Távora. Para conferir o roteiro da caravana e todas as paradas, acesse www.caravanasigabem.com.br.

Colaborou: Caroline Olinda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]