• Carregando...
 | Divulgação/Pequeno Cotolengo
| Foto: Divulgação/Pequeno Cotolengo

Os moradores do Pequeno Cotolengo são os artistas do dia. Nesta terça-feira (26), um grupo encena a peça Faz de Conta, no Pequeno Auditório do Teatro Positivo. A apresentação é consequência das aulas de teatro que os residentes participam na escola do próprio Cotolengo. Faz de Conta é a história de dois irmãos que descobrem os valores da solidariedade, amizade e carinho com o próximo. Além de emocionar, a peça promete levar o público a refletir sobre a vida e as diferenças. Ao todo, são 27 moradores e 11 monitores envolvidos na história. Criado há 50 anos, o Pequeno Cotolengo abriga aproximadamente 200 pessoas com deficiências múltiplas. Esse é o terceiro espetáculo do projeto “Coro Cênico”, que desenvolve habilidades em teatro, dança e música para promover a criatividade e as habilidades socioculturais dos participantes. O espetáculo será às 15 h, com classificação livre e entrada gratuita. O Teatro Positivo fica na Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300. Mais informações por meio do site www.pequenocotolengo.org.br ou pelo telefone (41) 3314-1975.

Retalhos da solidariedade

Basta um pouco de fio, alguns minutos de trabalho e conhecimento de costura para ajudar na nova campanha da Abraapi (Associação Brasileira de Apoio e Atenção à Pessoa Idosa). A entidade pede a doação de quadradinhos de tricô ou crochê de 10 x 10 centímetros. O objetivo é construir mantas, que devem ser doadas a grávidas e pessoas idosas carentes. As instruções são simples: “sente-se confortavelmente com os seus materiais, respire e sinta o amor entrar”. Para tricô, são 22 carreiras de 13 pontos, com agulha número sete. Em crochê, são quadradinhos estilo granny squares ou formas americanas. O material deve ser enviado pelos Correios para a Rua Carlos de Laet, 2.580, Hauer, CEP 81.610-050, Curitiba. Mais informações no site http://abraapi.wix.com/abraapi.

Barigui finlandês

A tecnologia finlandesa pode ser uma saída para a despoluição do Rio Barigui, em Curitiba. A cooperação foi sugerida pelos próprios membros do FinPro, órgão finlandês similar ao Ibama brasileiro, cujos representantes que estiveram na Câmara Municipal de Curitiba, na última quarta-feira (20). Em 30 anos de trabalho, a Finlândia eliminou a poluição do lago Vesijärvi, no sul do país. Na Rússia, um acordo de cooperação entre os dois países permitiu a queda no nível de poluentes do Mar Báltico em 75%, nas proximidades de São Petersburgo. O acordo bilateral depende de iniciativa por parte do poder público local.

Saúde 1

Esta terça-feira (26) é um bom dia para cuidar da saúde. Em Curitiba, duas palestras ajudam na missão. Às 10 h, o Hospital Nossa Senhora das Graças promove a palestra “Tabagismo, apague esta ideia”. Testes gratuitos da função pulmonar vão ser ofertados aos fumantes. O endereço é Rua Alcides Munhoz, 433. Já no Hospital São Vicente (Avenida Vicente Machado, 401) o ciclo de palestras “Saúde em Dia” debate a hipertensão, uma das principais causas de morte no mundo. Tratamentos e formas de prevenção vão ser explicados pela médica Luciana Percegona, especialista no assunto. O evento será às 14h30.

Saúde 2

E por falar em saúde, vale lembrar que hoje, terça (26), é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. Também do Hospital Nossa Senhora das Graças, a ofalmologista Eliane de Araújo Lima explica que a doença é de caráter hereditário e pode causar cegueira irreversível. O diagnóstico precoce é uma das melhores formas de prevenção. No desenvolvimento da doença, o olho pode produzir um líquido claro que é drenado para fora por aberturas em volta da parte colorida do olho. Quando essas aberturas fecham, a pressão dentro do olho aumenta, o que pode comprometer o nervo óptico.

Maioridade penal

A redução da maioridade penal é tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nesta terça-feira (26). A iniciativa é da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, em parceria com o Movimento Paraná Contra a Redução da Maioridade Penal. Será no plenarinho da Alep, das 9 às 12 h.

Colaborou: Naiady Piva.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]