• Carregando...
 | Divulgação/SPVS
| Foto: Divulgação/SPVS

Mais de 50% da água consumida em Curitiba resulta da bacia do Rio Piraquara, que fica na cidade homônima, na Região Metropolitana de Curitiba. Preservar a Área de Proteção Ambiental (APA) da região é questão de sobrevivência; para isso a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS), a Fundação Boticário e a Secretaria do Meio Ambiente de Piraquara reuniram um time de peso para fundar o projeto Manancial Vivo. O objetivo é remunerar economicamente os moradores da região que ajudem na preservação. Desde o ano passado, a SPVS faz um trabalho de educação e sensibilização com os moradores do entorno da bacia. “A lei diz que você tem que conservar, mas nem sempre a vegetação existente está em bom estado, as vezes você tem uma criação de animais que fica solta, outros acham que conservam ao tirar uma árvore lá e outra cá”, conta Elenise Sipinski, coordenadora de projetos da sociedade de pesquisa. Por meio do programa Condomínio da Biodiversidade (ConBio), a entidade ensina que retirar umas poucas árvores invasoras, como o pinus, por exemplo, e deixar aquele “mato” nas margens das nascentes pode ser muito mais eficiente do que manter uma área intocada.

Captação de recursos

O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é previsto no Código Florestal brasileiro, e uma lei do município criou um fundo local para destinação da verba. Atualmente, o projeto está em fase de captação de recurso - que podem ser de origem público ou privada - e a meta é de que até o fim de 2015 os proprietários cadastrados já recebam o seu quinhão, de acordo com Elenise.

Fundação Boticário

E por falar em preservação, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza está com edital aberto para projetos de conservação ambiental. Instituições sem fins lucrativos, organizações não governamentais e fundações ligadas a universidades de todo o país podem concorrer. A prioridade é para projetos que buscam resultados práticos de conservação da biodiversidade, em especial para a criação de Unidades de Conservação (UCs) e de Proteção Integral e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Para se inscrever, acesse a área de editais do site www.fundacaogrupoboticario.org.br . Dúvidas podem ser tiradas pelo email edital@fundacaogrupoboticario.org.br .

Divulgação

Páscoa do João Paulo II

A menos de um mês para a Páscoa, o Centro de Educação João Paulo II (CEJPII) busca garantir uma festança para as mais de 300 crianças do projeto. Para isso, o local conta com o apoio da comunidade para a doação de ovos de chocolate e doces em geral. Idealizado pelo educador Belmiro Valverde, o CEJPII foi criado em 2007 como um centro de excelência para crianças carentes. A escola funciona em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, e oferece aulas em regime integral. A festa de Páscoa ocorre todos os anos e, em 2015, será na semana que antecede a data religiosa. Interessados em ajudar devem entrar em contato pelos telefones (41) 3399-5409 ou (41) 3292-7644.

Estacionamento de rua

A Prefeitura de Curitiba estuda a liberação para estacionamento em algum dos lados da Rua Governador Agamenon Magalhães, no Cristo Rei, no trecho entre a Linha Verde e a Avenida Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. A proibição em ambos os lados foi questionada pelo leitor Marcus Aurélio de Castor, que relata que os poucos veículos que circulam pelo local, ficam perdidos com a sinalização. À reportagem, o Executivo respondeu que técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) estiveram no local e serão necessários serviços de fresagem para eliminar a faixa amarela e implantar a nova sinalização vertical e horizontal.

Colaborou: Naiady Piva.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]