• Carregando...
 | Reprodução / NatGeo/FoxPlay
| Foto: Reprodução / NatGeo/FoxPlay

Na próxima quinta-feira (5), quatro paranaenses “ entram na disputa pelo prêmio do programa “Os Incríveis”, da NatGeo, que estreia a sua segunda temporada. A cada episódio, os participantes enfrentam testes técnicos e psicológicos, como resolver um cubo mágico 7x7 e descobrir o dia da semana de uma data aleatória, entre os anos de 1582 e 2299. Cada um irá testar a sua própria habilidade, pois o objetivo da atração é “desafiá-los a provar por que são incríveis”, segundo a Diretora de Produção da Endemol Brasil, Lucila Hertzriken. Um dos curitibanos na disputa, Guilherme Marques dos Santos (foto) treinou durante um ano sua memorização para entrar na competição. Engenheiro da Copel, ele chegou a participar de campeonatos na Hungria e Bulgária representando o Brasil. Mais do que ganhar, sua preocupação é conscientizar. “Hoje as pessoas entendem melhor as vantagens que o exercício físico proporciona, mas isso deve ser levado em consideração também para a mente”, diz Santos, que já viu dois de seus avós sofrerem com o Alzheimer.

Neuróbica

Junto com o amigo, Santos escreveu o livro Neuróbica, em fase final de produção – falta acertar os detalhes com a editora. O nome é uma brincadeira, como fosse uma “aeróbica para o cérebro”. Voltado a pessoas de todas as idades, são exercícios que fortalecem os neurônios, para mantê-los ativos. “São diferentes desafios, porque se você faz só o sudoku, por exemplo, mexe com apenas uma parte, e nós propomos exercitar o cérebro como um todo”, explica.

Genética e treino

A genética ajuda, mas não é só ela que torna alguém incrível, segundo o neurocirurgião Fernando Gomes Pinto, que auxilia na produção do programa. “A alta performance é resultado da associação entre herança genética, treino e motivação”, explica. Uma pessoa pode melhorar seus resultados apenas com treino e motivação.

Feira de intercâmbio

Curitiba recebe nesta quarta-feira (3) a Eduexpo, considerada uma das maiores feiras de intercâmbio do mundo. Das 16h às 21 horas, no hotel Sheraton, os visitantes conhecem oportunidades de estudo no exterior em todas as modalidades de ensino: cursos de idioma, graduação, mestrado, doutorado, MBA, entre outros. Curitiba é uma das oito cidades brasileiras a receber o evento, que apresenta oportunidades em mais de 25 países. Informações e inscrições podem ser feitas pelo site www.edufindme.com. O hotel fica na Avenida Sete de Setembro, 4211, no Centro.

Mato no Boa Vista

Moradores do bairro Boa Vista, na Região Norte de Curitiba, estão incomodados com o mato que consome a Rua Estados Unidos. Segundo o leitor Flávio Ribeiro, há locais em que o “mato” consome um terço da rua. Além desse problema, as calçadas estão em mau estado e há buracos nas ruas, de acordo com Ribeiro. Tudo isso torna o tráfego na região perigoso. Segundo informações da Prefeitura de Curitiba, a manutenção no local está programada para o início do mês de março.

Pellegrini em Londrina

Divulgação

O escritor Domingos Pellegrini lança o livro A arte da transformação nesta quarta-feira (3), no Sesc Cadeião Cultural, em Londrina. O dia é simbólico: londrinense, Pellegrini é um dos responsáveis pela transformação do local – a antiga cadeia, daí o nome – em espaço cultural. O livro é justamente sobre a história do local. Entre outras coisas, o escritor traz o relato de pessoas que cometeram crimes. Elas foram entrevistadas durante seu tempo de repórter policial no jornal Folha de Londrina. O lançamento será às 19 horas. O Sesc fica na Rua Sergipe, 52, em Londrina. Mais informações pelo (43) 3572-770.

Colaborou: Naiady Piva.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]