• Carregando...
 | Antônio More/Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Chega ao fim a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, em Curitiba. A “imagem peregrina” da santa percorre desde agosto as paróquias da Arquidiocese de Curitiba. A acolhida começa às 15h dessa sexta-feira (20), com a recitação de um Terço Mariano, no Santuário de Nossa Senhora do Carmo (foto). Às 19h30 haverá a celebração de uma missa, presidida pelo arcebispo de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo. A peregrinação é uma iniciativa do Santuário Nacional de Aparecida, de São Paulo, em comemoração aos “300 anos de bênçãos” da santa. Durante a peregrinação, missionários do santuário nacional recolhem porções de terra das capitais brasileiras para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida. A celebração terá transmissão ao vivo pelas TVs Aparecida e Evangelizar. O Santuário do Carmo fica na Av. Marechal Floriano Peixoto, 8.520.

Teste do diabetes

Quem perdeu as ações do Dia Mundial do Diabetes, na última semana, tem mais uma chance de ficar em dia com a sua saúde. Nessa sexta-feira (20) e sábado (20), uma carreta estacionada em frente ao shopping Palladium oferta teste gratuitos de detecção da doença. Os presentes podem conferir um material informativo e fazer um tour educacional sobre a doença. A van fica ao aberta ao público das 11h às 17h. Das 10h às 11h, profissionais da área da saúde podem conferir aulas médicas. O projeto é uma iniciativa da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) em parceria com as empresas Medtronic e Bayer. O palladium fica na Avenida Presidente Kennedy, 4121.

Contra o câncer 1

O Clube Curitibano recebe um jantar beneficente de apoio à Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN). A renda da venda dos convites será revertida aos projetos da instituições. A iniciativa faz parte do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil. Entre ols apoiadores, está a rede de hotéis Mabu, que recebe o Petrônio Gontijo, o Arão de “Os Dez Mandamentos”, da Rede Record. O ator vai estar presente no evento. O jantar é na próxima quarta-feira (25), às 20h. Ingressos e mais informações pelo telefone (41) 3024-7475 ou pelo email eventos@apacn.org.br.

Contra o câncer 2

Também na sexta-feira (20), o Hospital Cajuru recebe o Mutirão de Prevenção de Câncer Colorretal. Formas de prevenir o câncer do intestino vão ser ensinadas em palestras, das 9h às 14h, no auditório do hospital. Além disso, cerca de 80 exames devem ser feitos em pacientes pré-selecionados entre aqueles que apresentam maior risco de desenvolver a doença. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed). O hospital Cajuru fica na Av. São José, 300.

Divórcio

Interessados em se divorciar que esbarraram nas custas jurídicas podem aproveitar a Semana do Divórcio Consensual, promovido pelo Núcleo de Práticas Jurícias (NPJ) da Faculdade Estácio. Para participar, o casal precisa residir em Curitiba e ter bens avaliados em no máximo R$ 50 mil. Além disso, é preciso que acordo quanto à guarda dos filhos, pensão alimentícia e divisão de bens, é claro, para garantir o consenso da coisa. As ações serão realizadas por estudantes do 9º e 10º período do Direito, sob orientação dos professores. As inscrições são até essa sexta-feira (20), das 9h às 12h e das 14h às 18h, na sede do NPJ (Av. São José, 1.179).

40 anos de cinemateca

Os 40 anos da Cinemateca de Curitiba contados pelas lentes dos próprios alunos de cinema da instituição. O saldo é um documentário – Cinemateca 40 anos – e um curta-metragem – Você foi avisado – desenvolvidos no curso prático de Cinema Digital. Os filmes foram realizados em apenas dois dias de produção. O lançamento é nessa sexta-feira (20), às 19h. A cinemateca fica na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174.

Quilombolas

Os direitos das comunidades quilombolas entram em debate, nesta sexta-feira (20), na sede do Ministério Público do Paraná (MP), em Curitiba. O evento debate ainda a situação de pescadores e povos de faxinais. O público externo pode se inscrever para participar pela internet, pelo site www.mppr.mp.br.

Colaborou: Naiady Piva
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]