• Carregando...
 | Everson Bressan / Divulgação/Museu do Expedicionário
| Foto: Everson Bressan / Divulgação/Museu do Expedicionário

O ano de 2015 foi especial para os pracinhas brasileiros que combateram na 2ª Guerra Mundial. São 70 anos do fim do conflito, relembrados pela Legião Paranaense do Expedicionário em uma série de eventos. O último foi na segunda-feira (23), aniversário da legião. Na ocasião, a “medalha comemorativa dos sexagenários” foi concedida ao jornalista Diego Antonelli e ao infografista Leandro dos Santos (os últimos à direita), da Gazeta do Povo. Os dois são autores do especial Os Pracinhas na Segunda Guerra, publicado em três partes, entre 9 e 11 de agosto. Além da publicação no jornal impresso, a série de reportagens ganhou uma sessão própria no site do jornal, com galerias de fotos e entrevistas em vídeo com ex-combatentes e seus familiares.

Emoção

“Como eles [os ex-pracinhas] estão com muita idade, o mais novo com 93 anos, então muitos estavam desnaimados, meio doentes. E a reportagem foi tipo uma vitamina, eles se sentiram valorizados, levantou o astral, ficaram muito animados”, conta o diretor do Museu do Expedicionário, Aramis Borges, ele próprio filho de um ex-combatente da Segunda Guerra.

Exército

Além da concessão de honrarias, a cerimônia marcou a transferência do prédio e acervo do museu para o Exército Brasileiro. Como a Legião hoje conta com número reduzido de pracinhas e familiares, a diretoria decidiu transferir a responsabilidade ao exército “para garantir a permanência eterna da memória deles no museu

Memória tropeira

O distrito de São Luiz do Purunã irá amanhecer com uma “alvorada tropeira”, na próxima quinta-feira (26). É o início da I Semana Cultural do Tropeirismo Manuel Gonçalves de Aguiar, que acontece na cidade de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba. O responsável é o cancioneiro Silvestre Alves Gomes. Palestras e manifestações culturais sobre o tropeirismo paranaense ocorrem ao longo de todo dia. As atividades se encerram no sábado (28), com uma cavalgada comemorativa. O trecho percorrido será entre São Luiz do Purunã e Tamanduá.

Amig@s da Diversidade

A seccional Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lança o selo “Amig@s da Diversidade”, na próxima terça-feira (1.º). A iniciativa é da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero (CDSG) da ordem, e busca reconhecer empresa, instituições e entidades que valorizem a diversidade. O selo “importa” a iniciativa “Empresa Amiga da Diversidade”, da OAB de São Paulo. O lançamento vai ser em evento na sede da OAB, já com a entrega do selo a uma entidade e a uma pessoa física. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na seção “eventos” do site www.oabpr.org.br.

Cardiologia em pauta

Curitiba recebe grandes nomes cardiologia mundial esta semana, durante o Simpósio Internacional de Cardiologia Intervencionista (CardioInterv 2015). Em debate, as inovações tecnológicas nesta área da medicina. É o caso dos chamados “Stents Bioabsorvíveis”, utilizados nos procedimentos de angioplastia, e que permitem o reestabelecimento do fluxo sanguínego na artéria de forma pouco invasiva. Também será apresentada uma válvula aórtica que consiste em um anel de aço revestido de tecido, e que conta com maior maleabilidade para pacientes que não se adaptam a outros tipos de válvulas. O CardioInterv é uma iniciativa da Fundação Francisco Constantini. É nesta quinta (26) e sexta-feira (27) no Hospital Cardiológico Constantini (Rua Pedro Collere, 890, Vila Izabel). Mais informações pelo email info@cardiointerv.com ou telefone (41) 3013-9267.

Sistema prisional

A terceirização do sistema prisional é tema de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), na manhã desta quarta-feira (25). Na mesa, representes da Pastoral Carcerária, do Departamento de Execução Penal (Depen) e da Justiça do Trabalho, além do criminalista René Dotti. O evento é no plenarinho da assembleia, a partir das 9h.

Colaborou: Naiady Piva
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]