• Carregando...

Essa é boa para quebrar a pesada rotina de estudos dos vestibulandos. A partir desta quarta-feira (5), o Espaço de Leitura Eucaliptos promove encontros semanais para debater as obras literárias exigidas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em seu vestibular. Com a mediação do professor Samuel Teixeira, a discussão da semana será sobre A Última Quimera, de Ana Miranda. O objetivo é fazer uma leitura mais leve, diferente daquela feita em sala de aula, quando o foco é nas questões do vestibular. Ainda em agosto, ocorrem as leituras de Eles Não Usam Black Tie, de Gianfrancesco Guarnieri (dia 12) e de Lucíola, de José de Alencar (dia 26). O espaço fica no Alto Boqueirão, na Rua Pastor Antonio Polito, 2.200. Os debates ocorrem às quartas-feiras, às 14h30, com entrada franca. Mais informações pelo (41) 3286-2931.

Divulgação

Balé em Toledo

O Balé Teatro Guaíra percorre os cerca de 500 quilômetros que separam Curitiba de Toledo, no Oeste do estado, neste fim de semana. A companhia é a responsável pelo encerramento do 1º Festival de Dança de Toledo e vai apresentar o espetáculo Romeu e Julieta. A montagem estreou em 2008, em Curitiba; de lá para cá sofreu uma redução de duas para uma hora. A apresentação do próximo domingo (9) será no Teatro Municipal de Toledo, às 20 horas. A entrada é franca.

Orquestra

No fim do mês, o espetáculo Romeu e Julieta será apresentado em conjunto com a Orquestra Sinfônica do Paraná, em Curitiba. Sob a regência de Luis Gustavo Petri, o grupo fará a trilha sonora ao vivo do balé. Será entre 27 e 30 de agosto, no Guairão.

Cursos do Solar

O Solar do Rosário deu início na última segunda-feira (3) à temporada de cursos do segundo semestre. De cursos de idiomas a design de interiores, passando por caligrafia e joalheria, os cursos são realizados ao longo de todo o semestre e as inscrições podem ser feitas a qualquer tempo. Ao todo, são 19 novas opções, além das 27 que já estavam disponíveis. A lista completa pode ser conferida em www.solardorosario.com.br. A matrícula pode ser feita na secretaria do Solar, na Rua Duque de Caxias, 4, no Largo da Ordem, de segunda a sexta-feira, das 9 às 20 horas; e aos sábados, das 9 às 13 horas. Mais informações pelo (41) 3225-6232.

Divulgação

Semana de Astronomia

O planetário digital da FTD Digital Arena prepara uma Semana de Astronomia, que vai de 10 a 15 de agosto. A formação da Terra, a evolução do universo e a influência das constelações em nosso dia a dia são alguns temas abordados. Além de vídeos educativos, há palestras com convidados especiais. O professor Lucas Pysklyvicz de Souza apresenta os melhores locais para observação do céu. Bertoldo Schneider Junior fala sobre o comportamento magnético do Sol; e Fabiano Diniz sobre a fotografia dos astros. O FTD Digital fica no campus da PUCPR, na Rua Imaculada Conceição, 1.155, no Prado Velho.

Cataratas bombando

O Parque Nacional do Iguaçu registrou neste ano o maior público de sua história para o mês de julho. Segundo divulgado pela administração do local, foram 175.638 turistas ao longo de 31 dias, crescimento de 29% em relação ao mês anterior. Do lado argentino, o Parque Nacional Iguazú também cresceu. Ao todo, passaram por lá 173.665 pessoas, número 71% maior que em 2014. Em parte, a administração atribui o baixo movimento do ano passado à Copa do Mundo realizada no Brasil, que pode ter “roubado” turistas de Foz para outras capitais brasileiras.

Colaborou: Naiady Piva.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]