• Carregando...
 | Brunno Covello/Gazeta do Povo
| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

As tubotecas curitibanas viram palco de um mini sarau literário, nesta sexta-feira (27). Textos do livro Sempres, do poeta Joaquim Simões, e de Um grito em poemas, de Claudia Santos, serão lidos. Ambos autores são radicados no Paraná. Cada leitura terá duração de cerca de dez minutos, e a ideia é chamar a atenção dos usuários do transporte coletivo que estiverem no aguardo da chegada de seu ônibus. Aproximadamente 128 mil livros do projeto já foram colocados em circulação desde o início da operação, em março de 2013, segundo informações da Fundação Cultural de Curitiba. A leitura de poesia será das 14h às 16 horas, e ocorre primeiro na estação-tubo do biarticulado da linha Pinheirinho, na Praça Rui Barbosa, e depois na Estação Central, próximo à Praça Santos Andrade.

Páscoa solidária

A campanha de Páscoa chega à reta final, mas ainda dá tempo de ajudar. Neste sábado (28), aprovados no concurso da Polícia Militar do Paraná (PM) realizam uma festa solidária no Pequeno Cotolengo. Já o Instituto Amiga dos Sonhos (IAS) arrecada ovos de chocolate número 15 até a próxima segunda-feira (30) e vai entregá-los às crianças da Escola Municipal Tancredo Neves, na Cidade Industrial de Curitiba. Quem quiser ajudar, pode deixar sua doação na sede do instituto (Av. Cândido Hartmann, 50) ou conferir outros postos de coleta pelo (41) 3082-1413. No Shopping Estação, a criançada da Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (Acrica) vai participar de um caça ao tesouro neste sábado (28). O grupo vai partir da réplica de um Navio Pirata instalado no local. Visitantes do shopping também podem se inscrever para a caça ao tesouro, ao longo do fim de semana, até o próximo dia 5.

Lei Maria da Penha

Um grupo de estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) presta assessoria jurídica gratuita a mulheres em situação de violência doméstica, neste domingo (29). O grupo faz plantão no salão de atos do Parque Barigui, das 9h às 17 horas, prestando informações sobre a Lei Maria da Penha e outras dúvidas sobre direito da família – como divórcio, guarda, pensão –, com foco no público em situação de violência. A iniciativa é da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) em parceria com o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da UFPR.

Divulgação

Caricatura de presente

A Igreja Presbiteriana de Curitiba promove uma festa de aniversário para Curitiba neste sábado (28). Das 10h às 12 horas, quem passar pelo local pode se divertir com apresentações de teatro e stomp (uma espécie de musical) do Grupo Oxigênio. As guloseimas ficam por conta dos 322 cupcakes distribuídos pela Confeitaria Valbella. A cereja do bolo é que cada participante pode sair dali com a sua própria caricatura, com o mote “322 anos de Curitiba. Eu faço parte dessa história”. A ideia é “celebrar a cidade e valorizar o protagonismo de cada pessoa na construção da história da nossa cidade”, segundo o reverendo Juarez Marcondes Filho. A festa será na rua Comendador Araújo, 343, no Centro.

Música clássica

No domingo (29), mais um presente. A Universidade Positivo promove um concerto de música clássica gratuito, às 11 horas, em frente ao campus Praça Osório da universidade. A apresentação fica por conta do quinteto de cordas 5UP. Durante a tarde, das 13h às 18 horas, haverá apresentações no local, coordenadas pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

Fórum PCD

O Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência se reúne neste sábado (28), em Curitiba. A reunião ocorre a partir das 13h na Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu), e vai debater a captação de recursos para as instituições que apoiam as pessoas com deficiência. Ações para incentivar o turismo inclusivo também estão em pauta. Mais informações pelo www.fpcdctba.org.

Colaborou: Naiady Piva.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]