• Carregando...

Responda às questões abaixo. Marque a alternativa que mais se assemelha a seu modo de pensar. É um pequeno teste sobre sua posição política no atual momento.

Questão 1

a) Precisamos tirar a Dilma da Presidência para salvar o país.

b) O governo está sendo vítima de um golpe, de uma conspiração da elite que quer voltar ao poder.

c) O processo de impeachment está previsto na Constituição. A presidente tem de ser cassada se ficar provado que ela cometeu crime de responsabilidade. Caso contrário, Dilma deve seguir no comando do país. Má gestão não é motivo de impeachment. Essas são as regras.

Questão 2

a) Quem votou na Dilma é “petralha”, é ignorante, é culpado pela situação caótica do país.

b) Quem defende o impeachment é “coxinha”, elitista, riquinho, golpista, quer acabar com os benefícios dos mais pobres.

c) Há boas pessoas que votaram no PT e também dentre as que defendem o impeachment. Não é bem assim como está descrito acima.

Questão 3

a) O PT é a causa dos males do país. O ex-senador catarinense Jorge Bornhausen estava certo quando, há alguns anos, disse que é preciso acabar com a raça dos petistas.

b) A oposição não deixa o PT trabalhar pelo país. Precisamos extirpá-la, como disse certa vez o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

c) Governo e oposição são fundamentais numa democracia, goste deles ou não.

Questão 4

a) Vou usar as redes sociais e as conversas que tenho para convencer mais pessoas de que Dilma precisa ser retirada do poder. Vou bloquear quem for contra minha opinião. Ou me afastar dele.

b) Vou usar as redes sociais e as conversas que tenho para mostrar que o governo está sendo vítima de um complô. Vou bloquear quem for contra minha opinião. Ou me afastar dele.

c) É muito difícil dialogar sobre política. Está tudo radicalizado.

Todos temos um ditadorzinho dentro de nós. Dá para controlá-lo

Se você marcou mais respostas “c”, parabéns. É um democrata que consegue ver além do calor do momento. Mas, quanto mais respostas “a” ou “b”, maior é sua tendência autoritária. Desculpe, mas é isso. Não se preocupe, contudo. Todos temos um ditadorzinho dentro de nós. Dá para controlá-lo. O primeiro passo é reconhecer que ele existe. E saber que o tiraninho se manifesta principalmente em momentos de crise.

Para quem não se convenceu, vamos a uma explicação, mostrando características dos autocratas. A mais essencial delas, relacionada à questão 1, é o desejo de conquistar ou manter o poder a qualquer custo. O figurino do salvador da pátria, aquele que sabe como consertar tudo que está errado, é comum a quase todos os ditadores antes de tomar o poder. Por outro lado, o discurso da conspiração da elite é característica dos tiranos que já estão no comando. Normalmente, trata-se de uma grande mentira para desacreditar os opositores.

A questão 2 embute outro traço marcante de quem não se dá bem com a democracia: a manipulação de preconceitos e da culpa. Ninguém quer ser responsável pela ruína de um país. Tampouco ser tachado de golpista. Acusações dessa natureza normalmente têm o intuito de intimidar aquele que pensa diferente.

A identificação de um inimigo que precisa ser eliminado, pelo bem da nação, também é outra característica do autoritarismo. Esse é o ponto por trás do item 3, que expressa a visão da disputa política como uma guerra de vida ou morte.

Por fim, a questão 4 trata da busca por apoiadores para a “causa”. Ninguém que queira ter influência política, mesmo o democrata, pode prescindir disso. Mas esse apoio, para o tirano, tem de ser incondicional. Caso contrário, não vale. Não ver nada sob a perspectiva do outro é um traço autoritário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]