• Carregando...

Receita

A salada americana

A minha amiga e colega Rosy de Sá Cardoso me entregou, e conta que essa receita é da salada Coleslaw, uma das preferidas dos americanos do norte.

Ingredientes: um pimentão pequeno; dois terços de xícara de celeri (aipo, minha gente! Obrigado, Michaelis); dois terços de xícara de cenoura ralada; duas colheres de sopa de cebola cortada fininha e repicada.

Molho: uma xícara de maionese; duas colheres de sopa de leite; duas colheres de sopa de vinagre ou limão; uma colher de sopa de açúcar; três quartos de colher de sopa de sal; um quarto de colher de sopa de páprica, e um quarto de colher de sopa de molho de pimenta.

Modo de fazer: cortar tudo fininho, juntar a cebola e o molho. Cobrir e colocar na geladeira por cinco minutos, pelo menos.

O jornalista Carlos Alberto Pessoa, o "Nêgo" Pessoa, e o repórter Ali Chaim, o "Califa", uma madrugada rodavam pela noite curitibana batendo papo e ouvindo musica numa rádio. De repente, cortaram a música pela metade e o locutor anunciou a morte do marechal Dutra. Os dois entenderam que seria oportuno, face o adiantado da hora, dar um pulo na Gazeta do Povo e dar a informação. Chegaram lá e encontraram o "Ganso", o chefe da oficina, já com o jornal rodando. Informaram o acontecido. Ganso relutou, mas Pessoa e Chaim, convictos, garantiam que o "Doutor" iria gostar. Ganso foi convencido e Chaim sugeriu abrir uma das notas na Coluna 1, como era chamada na Gazeta, ou também popularmente conhecida como "linguiça", por serem pequenas notas à esquerda da primeira página. O Nêgo Pessoa redigiu a notícia com a classe de sempre. Garante o Chaim que a Gazeta foi o único jornal que deu a notícia.

De manhã, o diretor da redação, D'Aquino Borges, chegou mostrando irritação por mexerem na primeira página sem consultá-lo, mas logo em seguida chegou o dr. Francisco, dando-lhe os parabéns pelo furo.

A irreverência do Dicésar Plaisant

O jornalista Dicésar Plaisant fez história no jornalismo paranaense não só pelo seu talento, mas também pelo seu humor e irreverência. Conta o advogado Ivan Xavier Vianna que, um dia, Dicésar, ao se deparar com um político não muito conceituado, comentou: "Fez justiça pelas próprias mãos!" É que o indivíduo usava um paletó "xadrez"...

Dinho e Dom Geraldo

Geraldo Júlio, o Dinho, figura estimadíssima em Londrina, na época relações-públicas de uma fábrica de cerveja, era muito amigo de Dom Geraldo Fernandes, então arcebispo da "Capital do Café". Os dois não se viam havia tempos, até que um dia se encontraram. Dom Geraldo fez festa:

"Oi, Dinho! Quanto tempo que a gente não se vê, não é?"

"Pois é, dom Geraldo: eu não vou à missa e o senhor não vai à 'zona'..."

Pedido de desculpas

Na coluna de sábado passado, eu e meu amigo Luiz Fanchin Jr. fomos inapropriados com a história que relatamos e por isso pedimos desculpas. Fazemos isso pois reconhecemos o valor da mulher na família e na sociedade, e a ela nos reverenciamos com as palavras de Cora Coralina quando diz "em ti, mulher, está presente a humanidade".

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]