• Carregando...
 | Sossella
| Foto: Sossella

Na última sexta-feira, o arquiteto Manoel Coelho recebeu uma homenagem da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá por seu trabalho. Nada mais justo.

Há mais de 30 anos, ele dirige a empresa MCA Escritório de Arquitetura, que abrange as áreas de arquitetura, urbanismo e de design. Em três décadas, recebeu várias premiações pelo Brasil, ministrou conferências e participou de publicações ao redor do mundo.

Coelho nasceu em Florianópolis e se formou em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná. Participou, desde a década de 70, do processo de Planejamento Urbano da Cidade de Curitiba. Levam a sua assinatura tanto o antigo quanto o novo mobiliário urbano de Curitiba, ou seja, pontos de ônibus, placas, lixeiras de metal e outros itens, que por suas mãos ganharam design atualizado e cara nova.

Em meio a sua agitada rotina, o arquiteto bateu papo com a coluna. Acompanhe alguns trechos:

Como e quando começou a se interessar pela arquitetura?Manoel Coelho - Nasci em uma casa tombada pelo Patrimônio Histórico de Santa Catarina. Desde criança gostava muito de desenhar e, no momento de escolher minha profissão, o Brasil vivia o clima da construção de Brasília...

Que outra profissão teria, caso não pudesse ser arquiteto?Adoro a minha profissão, mas se fosse músico também me sentiria muito bem.

Qual é a sua rotina?Começo às 6h30 com uma caminhada até o Parque São Lourenço. O dia é tomado pelo escritório, acompanhando os projetos junto com a equipe e visitando as obras que estão em andamento. À noite: leitura, jornais, livros, cinema e música...

Qual a emoção de ter criado vários símbolos para a cidade de Curitiba, que permanecem até hoje?Foi muito gratificante, pois representou uma forma de comunicação entre a administração da cidade e toda a população que tem sensibilidade para as coisas bem desenhadas.

Uma recordação de infância...A vista da minha casa para o mar da Baia Sul em Floripa, que não existe mais... No local fizeram um aterro e colocaram rodoviária, sambódromo, centro de eventos, mercadão etc... É triste!

Qual o seu bem mais precioso?A minha bela família.

O que o inspira a criar?A oportunidade que me é dada de propor espaços para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O que mais gosta em Curitiba?O processo de planejamento urbano que os curitibanos desenvolveram para a sua cidade.

E o que menos gosta?Não gosto e me assusta a falta de sensibilidade para a continuidade deste desenho feito pelos curitibanos.

Qual foi sua última compra?A trilha sonora do filme Piaf.

Algum ídolo?Leonardo Da Vinci.

Que livro está lendo?Cidades para um Pequeno Planeta, de Norman Forster.

Qual a trilha sonora da sua vida?A de Ennio Morricone para o filme Cinema Paradiso.

Qual o melhor filme de todos os tempos?Cinema Paradiso.

Na pele de quem gostaria de passar um dia?Na do presidente dos Estados Unidos, para resolver uns probleminhas...

Uma cidade...Curitiba, bem planejada.

O que você considera indispensável?Caráter.

Uma cor...Amarela.

Uma forma...Da Terra, do Sol, da Lua.

Um artista que aprecia...Antonio Carlos Jobim.

Qual sua frase preferida?"O único prazer verdadeiro é o da atividade criadora", Leon Tolstoi.

***

CHEFS E VINHOS

O culto à gastronomia e aos vinhos cresce tanto em Curitiba que amanhã dois eventos disputam a atenção. No Hotel Bourbon, um wine dinner com vinhos da Viña Amalia, de Mendoza, Argentina, a partir das 20h. Já o chef Olivier Anquier é a estrela do coquetel de inauguração do novo showroom da loja de móveis Dell Anno Móbile do Jardim Social, também às 20 horas.

AGENDA 2008

Será nesta quarta-feira, às 19h30, no Graciosa Country Club, o lançamento da Agenda Social e Empresarial 2008 Nadyesda Almeida. A agenda é editada pela Editora Brasileira de Guias Especiais.

GOLFE ESPECIAL

Arata Hara, presidente da Federação Paranaense de Golfe, está apoiando escolas especiais de Curitiba com a introdução do golfe nas aulas de Educação Física. Nesta terça-feira, será realizado na sede da Federação o 1.º Festival de Golf, com a participação de dez escolas especiais de Curitiba envolvendo 80 alunos. Estudos revelam que o golfe melhora o desenvolvimento psicomotor de crianças e adolescentes especiais.

FESTERÊ

Robert Amorim, o Beto Batata, comemora hoje seu aniversário no Espaço Cultural Beto Batata em grande estilo. Os convidados serão recebidos com bolo e espumante e a festa será embalada pelo jazzófilo Osvaldo Hoffman, que selecionou uma trilha sonora especial para a ocasião.

RELÓGIO DO BEM

As Fundações Iniciativa e Pró-Renal serão beneficiadas com o valor total de venda da edição limitada do relógio da Victorinox Swiss Army, o Legacy Réserve de Marche Platine Limited Edition. O relógio ficará exposto a partir de amanhã até o próximo dia 2 na Bergerson do Shopping Mueller. Para apresentá-lo, Regina Cardoso, gerente de Marca da Victorinox, estará presente na abertura da exposição. Este relógio é o único no Brasil de um total de 60 unidades no mundo.

ARQUITETURA & DECORAÇÃO

Marinice Mattos Leão Bettega, presidente da Associação Ponto de Apoio, comanda nesta sexta-feira a festa Rock‘n Roll Party, em comemoração aos quatro anos da entidade, onde também serão homenageados os profissionais de destaque 2006/2007.

LANÇAMENTO

Blanca Baggio recebe convidados para um coquetel nesta quarta-feira, às 19 horas, no clube do Alphaville Graciosa. Serão lançados a nova edição da revista institucional e o Portal do Proprietário/ Cartão Fidelidade.

P-A-R-A-B-Ó-L-I-C-A

• Carlos e Denise Bonet estão em Punta del Leste. Lá, eles celebram 25 anos de casamento.

• O prefeito Beto Richa e a presidente da Fundação de Ação Social Fernanda Richa lançam nesta terça-feira o Natal Encantado de Curitiba, no Castelo do Batel, às 20 horas.

• A curitibana Tatiana Camargo Bley participou da corrida da Nike 10 km, em São Paulo, que contou com 26 mil corredores.

• Simone Santos Lima mostra seu bom gosto em mais uma loja Criart Fashion, de bijuterias e acessórios modernos, agora na Presidente Taunay.

• Jonel Chede recebe o título de Cidadão Benemérito do Estado do Paraná, amanhã, às 18 horas no Plenário da Assembléia das mãos do Presidente da casa Nelson Justos.

• Valeria Borges da Silveira lança nesta quarta-feira, às 19 horas, seu livro de poesia Tantos Eus, nas Livrarias Curitiba, do Estação.

• Tereza Urban lança nesta terça-feira, no Espaço Krajcberg, no Jardim Botânico, o livro Rios por onde passo.

P-A-R-A-B-É-N-S

Hoje (25): Aguilar Silva, Alfredo Braz, César Trombini, Marco Antônio Gubert, Nelson Gramazio, Ruth de Holanda, Zilda Chede.

Segunda (26): Celso Mauad, Darcy Casagrande, Heloisa Ulandowsky, Marcelo da Silva, Maria Isabel Pisani, Regina Morgestern.

Terça (27): Bernardo Lazzarotto de Oliveira, Cristina Piá de Andrade, Desirre Wolf, Fabiano Camargo, Leão Mocellin, Maria Isabel Bonet, Paulo Teixeira, Pedro de Paula Filho, Rafeal Ramon, Telmo Cherem.

Quarta (28): Marcelo Malucelli Thá, Paulo Roberto Oliveira, Vânia de Mello.

Quinta (29): Ediluz Godoy, Egas Izique Jr., Ítalo Trombini, Guilherme da Cunha Pereira, Luiz Ernesto Pereira, Max Rosemann, Reginaldo de França, Vanessa Farracha.

Sexta (30): Carlos Roberto Coraiola, Dom Moacir Vitti, Ilana Wolff, Joselita Barbosa, Karla Campos, Liliana Munhoz da Rocha, Márcia Dequech, Maria Elisa Zagonel.

Sábado (1): Guivan Bueno, Maria Tereza Abagge, Marilda Précoma, Mauro Gil Meger, Meri Buschle.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]