• Carregando...
 | Sossella
| Foto: Sossella

Um dos mais conceituados artistas plásticos brasileiros da atualidade, Celso Coppio, começou a revelar seus dotes artísticos ainda na infância. Quando era levado por seus pais ao circo, desenhava as cenas do picadeiro, enquanto as outras crianças admiravam os palhaços e malabaristas.

Começou sua trajetória com a escultura, em São Paulo. Após algum tempo, inclinou-se definitivamente para a pintura, sempre estudando com grandes mestres. Há 30 anos morando em Curitiba, já recebeu o título de Cidadão Honorário da cidade pela contribuição à arte local.

Coppio possui obras em coleções particulares espalhadas por quase todos os estados brasileiros e, no exterior, em cidades da Itália, França, Espanha e Estados Unidos, entre outros.

Em Curitiba, mantém uma escola e galeria, onde ministra aulas e mantém exposição permanente de suas obras. Acompanhe trechos da conversa de Coppio com a coluna:

Uma memória de infância...Celso Coppio - Retratar meus familiares em desenho puro de observação e fazer esculturas na areia, desde os três anos de idade.

O melhor artista de todos os tempos...Muitos me emocionaram, em particular Joaquin Sorolla y Bastida. A obra de arte mais completa...Aquela que agrega composição, equilíbrio, virtuosidade e transparência total, independente de escolas ou estilos. Na pele de quem você gostaria de passar um dia?Jamais trocaria a minha, nem mesmo por um dia.  Dias de sol são bons para...Apreciar a natureza com o artifício da luz solar. Dias de chuva são bons para...Visitar galerias, museus e... pintar, pois nesses dias cinzentos as cores tornam-se verdadeiras.  Trilha sonora da sua vida...A do filme Cinema Paradiso. Seu livro de cabeceira...O Poema do Homem Deus, de Maria Valtorta. Delicadíssimo e infinitamente profundo... O que está lendo agora?No momento, Piccolo Mondo Antico, devido a um trabalho que estou tentando realizar. O melhor filme de todos os tempos...Muitos me marcaram, entre eles O Nome da Rosa. Li o livro de Umberto Eco na versão em italiano. Dificílimo de interpretar.

Cor preferida...Azul... azul... azul... Qual o seu maior medo?Perder o rumo sobre a minha própria arte, mas acredito em meu conhecimento e tenho fé em Deus.

Qual o seu bem mais precioso?Nunca almejar o que não me pertence, ser muito honesto e amigo fiel daqueles que me querem bem.

Um sonho de consumo...Todo o "glamour" de uma motorhome. O que o inspira a criar?A transcedental... natureza!

A viagem inesquecível...Região do Rajastão na Índia onde, com certeza, a cor nasceu... E também ter ouvido as batidas do meu próprio coração, em plena noite no deserto de Sahara.  Quem gostaria de presentear com um quadro seu?Presentear com meu conhecimento artístico àqueles carentes, a espera de uma oportunidade. O que considera a mais profunda miséria?Falta de caráter...

Uma extravagância...Relógios.

Um hobby...Campismo e música. Uma pessoa bonita...Aquela que possui pureza na alma. Um lugar no mundo...A minha sempre linda... Itália.  Sua frase ou palavra preferida..."A arte em seu mistério, as diversas belezas juntas se confundem"... (Mario Cavaradossi, na ópera Tosca, de Puccini).

***

SIM

Carolina Rodrigues e Gustavo Matte celebram seu casamento na manhã deste sábado, reunindo familiares e amigos para um brunch no Grand Hotel Rayon.

TERRA NATAL

Enio Ribeiro de Almeida está à frente do 18.° Encontro dos Ibaitienses, que será realizado dia 24 de novembro no restaurante Madalosso.

MÚSICA & LETRA

O guitarrista dos Titãs, Tony Belotto, estará em Curitiba no próximo dia 20. Vem lançar o livro Os Insones, considerado o melhor livro, de sua carreira como escritor. Será com bate-papo e sessão de autógrafos, às 19h30, nas Livrarias Curitiba do Shopping Estação. Bellotto também é autor de BR163: Duas Histórias na Estrada, O livro do guitarrista e da trilogia Bellini e a Esfinge, Bellini e o demônio e Bellini e os Espíritos.

ALEGRIA DIVIDIDA

O eclético Jokers, localizado no Centro Histórico, traz nesta quinta-feira o show de humor Teatro de Quinta. O espetáculo catarinense - que já foi visto por um público de mais de 40 mil pessoas – chega pela primeira vez a Curitiba. Para o proprietário da casa, Sandro Tavares, a apresentação vem em boa hora e é uma forma dele dividir com o público a alegria do Jokers ter sido eleito recentemente o melhor bar do Paraná pela revista Prazeres da Mesa.

P-A-R-A-B-Ó-L-I-C-A

• A artista plástica Lu Franco abre a exposição All Colors of Love. Será hoje, às 11 horas, no Solar do Rosário.

• Suzana Cavalheiro comanda hoje o Bazar Noel, na sua Artemista – Atelier e Escola de Artes.

• Maria Pia realiza nesta terça-feira a IV Noite de Glamour e Solidariedade com renda para a Associação Paranaense para Desenvolvimento do Potencial Humano e para a Escola Especializada Primavera. Será no Clube Curitibano.

• As obras da artista plástica Maria Bonomi podem ser conferidas na exposição De Viés, no Museu Oscar Niemeyer.

• A fotógrafa Priscila Farias está com a exposição Portas & Janelas, no Tse Tsé Lounge Bistrô.

P-A-R-A-B-É-N-S

Hoje (11): Álvaro Bonet, Edson Mehl, Heloisa Follador, Jorge David Cury, Ligia da Silva Bonet, Luciane Durigan, Marcos Bertoldi Jr., Marlene Weiss, Nelson Turek, Silvana Abujamra.

Segunda (12): Adolpho de Oliveira Franco, Adriano Wosniak, Alessandra Thá, Edgard Barbosa, Eduardo Petrelli, Jauvenal de Oms, Sara Paciornick, Zélia Campelo.

Terça (13): Darci Boz Junior, Douglas Borcath, Kamal David Curi, Lara Sfair, Lea Moraes, Lilian Casagrande de Camargo, Luis Melo, Luzimar Aizental, Marlene Narezi, Sandra Campos, Rita Wolf Lupion.

Quarta (14): Antonio Anibelli, Diniz Francisco Traiano, Fabiano Lago, João Cândido Cunha Pereira, Luiz Alberto Moro, Mauro Bordin.

Quinta (15): Alessandra Melhem, Altamir Franceschi, Carlos Alberto da Rocha, Clecy Chede, Diogo de Almeida Fontana, Dorinha de Oliveira Franco, Gilberto Jompolsky, Gustavo Buffara Bueno, Marilena Annibelli, Naira de Paula Arruda, Newton Gomes da Rocha Jr., Nina Cordeiro, Renato Volpi, René Dotti, Ricardo Barros, Wagner D’Angelis.

Sexta (16): Altair Brunetto, Aramis Chaim, Arnaldo Malucelli, Carolina Malucelli, Danusa Hauer Schaedler, Henrique do Rego Almeida, Izabela Barrozo, Jorge Domingos, Leonardo Molinari, Maria Lucia Guimarães, Marilene Rotemberg, Sérgio Appel de Mattos, Wilse Knoerr.

Sábado (17): Ana Cecília Sabatoski, Idelfonso de Mello Franco, Neiva D’Ambrós, Ricardo Smijtink, Rodrigo Peixoto, Yara Fier.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]