• Carregando...

Aconteceu em 1904. Luiz Xavier era prefeito de Curitiba quando foi urbanizado o espaço que até hoje é dito ser a menor avenida do mundo. No começo possuía uma alameda central e duas laterais separadas por duas carreiras de árvores. Na parte central passavam os bondes de mulas com destino aos bairros do Batel e Seminário. O comércio importante estava fixado em duas padarias, uma loja libanesa, uma sorveteria e uma fábrica de linguiças.

Com o passar do tempo os curitibanos passaram a se referir ao espaço simplesmente como A Avenida, apesar de a mesma já levar o nome de seu realizador, Luiz Xavier. No final da década de 1920 surgiram os cinemas Gloria e Avenida, que vieram a se somar com o Palácio existente desde a década de 1910. Com o agrupamento de tais casas de espetáculos, a pequena avenida recebeu o batismo de Cinelândia

Quando eclodiu a Revolução de 1930, foi trocado o nome de Luiz Xavier pelo de João Pessoa, presidente da Paraíba e que tinha sido candidato a vice-presidente na chapa de Getúlio Vargas. O ilustre paraibano foi assassinado no Recife três meses antes da revolução e, sem ligação alguma com Curitiba, recebeu a honraria de ter seu nome substituindo o de um ilustre filho da terra.

O nome de Avenida João Pessoa persistiu até 1965, quando o então prefeito Ivo Arzua remodelou aquele espaço e alargou a Rua Quinze de Novembro. Foi quando as instituições culturais de Curitiba, encabeçadas pelo Instituto Histórico e Geográfico, fizeram uma campanha para o retorno do nome de Luiz Xavier para a Avenida, o que aconteceu 35 anos depois de lá ter sido alijado.

Na década de 1960 a Avenida Luiz Xavier já substituía o Senadinho, que ficava na Rua Quinze, como ponto de encontro em razão da aglomeração de cafés e de bares como o Guairacá e o Trocadero. Neste último, certa noite, os primeiros componentes da denominada Boca Maldita tentaram cortar os cabelos compridos do cantor Juca Chaves. Resultou que o artista, cada vez que se referia a Curitiba, a tratava como recanto de caipiras.

  • Avenida Luiz Xavier em 1906, por ocasião da visita do presidente Affonso Penna
  • Avenida Luiz Xavier e Rua Quinze de Novembro em 1929
  • Avenida João Pessoa com bonde elétrico e o Edifício Garcez recém-construído, em 1931
  • A Avenida João Pessoa vista da Praça Osório, em 1940
  • Desfile do Dia da Raça em 4 de setembro de 1940, na Avenida João Pessoa
  • Movimento em dia de semana na Avenida João Pessoa em 1941
  • A Avenida Luiz Xavier em 1970

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]