• Carregando...

Será? Afinal de contas, tudo tem um dia para surgir e também outro para desaparecer. Como os lugares: por mais antigos e históricos que sejam em sua maioria, acabam tendo um começo e fim. Existem espaços que foram surgindo em torno de alguma coisa, uma fonte de água, uma estação férrea, uma região fértil e outros motivos que fizeram povos criar povoações que se transformaram em vilas e cidades, muitas delas hoje megalópoles.

Curitiba comemora hoje 322 anos de fundação, idade posta em dúvida por alguns historiadores. A data de 29 de março de 1693 foi indicada no principio do século passado por Romário Martins; ele se apegou à data em que foram eleitos os primeiros vereadores e a Justiça na então Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

  • Nada mais significativo do que as antigas visitas de domingo. Na foto, curitibanos elegantemente trajados se regozijam sob o abrigo de uma residência simples, em 1900.
  • Jovens presentes a uma gincana no antigo Prado do Guabirotuba, em 1912.
  • Festa infantil no Passeio Público, em 1925.
  • Alegria familiar em piquenique nos arredores de Curitiba, em 1910.
  • A Universidade do Paraná, símbolo de Curitiba, sempre foi ponto de encontro para festividades importantes. Foto de 1940.
  • As festas cívicas sempre foram atrações na cidade, como esta partida do Tiro Rio Branco para o Rio de Janeiro, em 1910.
  • Aos domingos, o curitibano se divertia em parques de diversões como este, instalado na Praça Rui Barbosa, em 1948.

Entretanto, já se governava a vila desde 4 de novembro de 1668, quando Gabriel de Lara ergueu o pelourinho no local que hoje é a Praça Tiradentes, e nomeou Mateus Leme como seu administrador. Este governou o local durante 25 anos como chefe único até 1693; então, sem mais vigor para dominar a gerência do povoado, atendeu ao clamor dos habitantes e fez com que se elegessem a Lei e os vereadores.

Existe outra data em que é citada a criação do povoado: consta como sendo o ano de 1654, quando Ébano Pereira comunica o rei de Portugal que havia fundado as vilas de Iguape e de Curitiba. Portanto, tudo faz crer que, quando a vila de Curitiba foi fundada em 1693, ela já existia havia mais de 40 anos.

Verdade seja dita: Curitiba, com 322 ou 360 anos, nasceu para ser uma cidade gloriosa, cujo futuro se afirma a cada dia que passa, sendo motivo de orgulho para os curitibanos natos, assim como para os forasteiros que aqui fincaram suas raízes. Portanto, o aniversário de nossa capital é hoje e todos os dias em que aqui nos sentimos felizes.

Para ilustrar, seguem fotografias de curitibanos alegres em festividades diversas através dos tempos.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]