• Carregando...
Avenida Luiz Xavier: A fotografia nos transporta ao ano de 1906, quando era prefeito de Curitiba o próprio Luiz Antônio Xavier, quando aquela via recebeu melhoramentos com a plantação de duas áleas de árvores, iluminação a arco-voltaico e calçamento dos passeios. Na imagem temos um detalhe do lado direito em direção à Travessa Oliveira Bello, onde notamos a presença do sobrado com torre em que funcionava a padaria do Müller. |
Avenida Luiz Xavier: A fotografia nos transporta ao ano de 1906, quando era prefeito de Curitiba o próprio Luiz Antônio Xavier, quando aquela via recebeu melhoramentos com a plantação de duas áleas de árvores, iluminação a arco-voltaico e calçamento dos passeios. Na imagem temos um detalhe do lado direito em direção à Travessa Oliveira Bello, onde notamos a presença do sobrado com torre em que funcionava a padaria do Müller.| Foto:
  • Rua do Aquidaban: Antiga Rua da Entrada, atual Emiliano Perneta. Em fotografia feita no ano de 1905, aparece à ferraria pertencente a Sebastião Simon, pouco abaixo está à esquina com a Rua Brigadeiro Franco. A família Simon residiu naquele local até a década de 1960.
  • Rua XV de Novembro: Um grupo de índios, ou bugres como eram popularmente chamados, desfila pela calçada em frente à Livraria Econômica no final do século dezenove. Tais grupos de indígenas faziam presença costumeira em Curitiba, onde vinham buscar auxílio do governo. Por curiosidade, anotamos ao leitor observar a altura do meio-fio para o leito da rua. O prédio em que funcionou a Livraria Econômica, de Annibal Requião, foi a segunda sede da Gazeta do Povo, já na década de 1920.
  • Praça Carlos Gomes: Destaque para a Escola de Aprendizes Artífices em 1929. Nesse prédio funcionou o Quartel-General até 1909. Foi ainda ocupado pelo Departamento de Compras do estado, posteriormente Decom. Na década de 1960 passou por uma reforma que o descaracterizou, principalmente na fachada.
  • Bairro do Capanema: Em fotografia rara, feita no ano de 1900, vemos a Estação Meteorológica instalada na própria chácara do barão de Capanema e que deu nome ao bairro, nome este que foi substituído pelo de Jardim Botânico há poucos anos passados, provando assim que muitas coisas tradicionais da velha Curitiba não são preservadas.
  • Largo do Ventura: A velha Praça Senador Correia, mais conhecida pelo curitibano como a
  • Praça Carlos Gomes: O local em fotografia de 1907, um descampado, mostra um movimento de militares em exercícios de treinamento. Afinal naquela praça funcionou o Quartel-General da Região Militar entre 1906 a 1909. Na foto destaca-se o chalé de dois andares, que era a residência do Dr. Victor do Amaral.
  • Largo do Ventura: Em outro detalhe, vemos o casarão que existia na esquina daquele largo com a Rua João Negrão, em fotografia feita em 1905. Esta região de Curitiba passou a ser ocupada após o início da construção da futura Estação da Estrada de Ferro, em 1882.
  • Bairro do Capanema: A Usina Elétrica do Capanema instalada por José Hauer Sênior funcionou onde hoje está alojada a Estação Rodoferroviária de Curitiba. A energia era produzida por caldeiras a vapor e que consumiam milhares de metros cúbicos de lenha em pouco espaço de tempo. Em 1910 foi vendida à companhia francesa que instalou o serviço de bondes elétricos na cidade, em 1913.
  • Rua Quinze de Novembro: Em 1912 violento incêndio destruiu a sede do Clube Cassino Curitibano e como Curitiba ainda não possuía bombeiros, já que o corpo de voluntários formado por elementos da colônia alemã havia se dissolvido, os moradores e comerciantes da região na tentativa de salvar seus pertences os arrojaram ao meio da rua. O Corpo de Bombeiros foi criado pouco tempo depois pelo presidente do estado, Carlos Cavalcanti de Albuquerque.

Neste domingo, a Nostalgia faz uma viagem unicamente sobre imagens que estavam hibernando há longo tempo no baú das coisas esquecidas. São fotos de um passado remoto muitas delas com mais de um século de existência. Está sendo apresentada uma coleção de dez fotografias com legendas, que é apenas um mote para que o leitor, apreciador das fotos antigas, exerça sua imaginação dando vida a cada imagem visualizada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]