• Carregando...
O coreógrafo americano LaVelle Smith (ao centro, de braços cruzados) comandou no domingo workshop na Companhia Athletica com Rodrigo Teaser (de boné), cover de Michael Jackson, o coreógrafo do show Tributo ao Rei do Pop Lurian Cortez e a professora de dança da academia Janaina Moreira (ambos à dir.). | Vanessa Giacon
O coreógrafo americano LaVelle Smith (ao centro, de braços cruzados) comandou no domingo workshop na Companhia Athletica com Rodrigo Teaser (de boné), cover de Michael Jackson, o coreógrafo do show Tributo ao Rei do Pop Lurian Cortez e a professora de dança da academia Janaina Moreira (ambos à dir.).| Foto: Vanessa Giacon

A diretora presidente do Teatro Guaíra, Monica Rischbieter, distribuiu ontem nota oficial à imprensa sobre o imbróglio dos cargos administrativos e artísticos que envolvem o Balé Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná. Os dois corpos estáveis estão ameaçados de ter suas atividades paralisadas em razão de decisão do Tribunal de Justiça, que julgou irregular a forma de contratação dos profissionais por meio de cargos comissionados. Monica diz que tem trabalhado para a solução do problema, propondo ao Executivo: 1 – Manter o Centro Cultural Teatro Guaíra como Autarquia Estadual, criando uma lei de cargos em comissão, em número reduzido, para chefes e assessores do CCTG, “sem os quais não é possível operar o Teatro”; 2 – Implantar o Serviço Social Autônomo PALCOPARANÁ – criado por Lei do Executivo em dezembro de 2014 – para gerir os corpos artísticos (bailarinos e músicos).

O presidente do Sistema Fecomercio, Darci Piana (de amarelo), com o empresário Joanir Zonta, o presidente da Faep, Ágide Meneguette, e o juiz Sergio Moro, homenageados com a Comenda do Comércio na 11ª edição do troféu Guerreiro do Comércio.Ivo Jose de Lima

Corpos instáveis 2

Segundo ela, lei já aprovada pela Assembleia Legislativa aguarda sanção do governador Beto Richa. Ela diz ainda que pediu à Procuradoria Geral do Estado que solicite ao Tribunal de Justiça e ao Ministério Público um prazo para que seja implantado o referido Serviço Social Autônomo. “Sem este prazo, o governo será obrigado a paralisar as atividades do Balé e da Orquestra”, diz Monica Rischbieter.

O que, aliás, seria imperdoável.

A golfista curitibana Miriam Nagl, do Time Brasil, que se prepara para as Olimpíadas, treinou ontem no campo do Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais. Ela foi recepcionada pelo “Head pro” do clube, Luiz Felipe Miyamura, e pela capitã de golfe, Rossana Marini.Danielle Sommer

Corpos instáveis 3

Na última sexta-feira, a própria Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra se manifestou, também por meio de nota à imprensa, segundo a qual “a maioria dos bailarinos e músicos será exonerada, a pedido do Ministério Público, em função da forma de contratação destes profissionais ter sido declarada inconstitucional pela unanimidade do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná no dia 04 de julho de 2016”. A nota da ABABTG diz que o Acórdão contendo a decisão na Ação Direta de Inconstitucionalidade 0990295-4/00 foi disponibilizado no dia 20 de julho e, desde então, os cargos comissionados que garantem o funcionamento tanto do Balé Guaíra quanto da Orquestra Sinfônica estão extintos.

Diva das sapatilhas

A bailarina Marcia Haydée confirmou presença no espetáculo Zorba, o Grego, que será apresentado nesta quarta-feira, às 21 horas, no Guairão. Depois de ter se consagrado como bailarina principal e diretora do Balé de Stuttgart por 26 anos, ela é a atual diretora artística do Ballet de Santiago, que apresentará o espetáculo em Curitiba. Imortalizada no cinema por Anthony Quinn, a história é baseada no romance de Nikos Kazantzakis e o balé é considerado uma obra-prima da companhia chilena, que ganhou força e impacto visual nesta montagem, com música de Mikis Theodorakis. A única apresentação faz parte da turnê brasileira que vem a Curitiba com seus principais bailarinos.

zapeando
  • As arquitetas e sócias Maria Elisa Zagonel e Isis Virmond recebem hoje, às 17h, convidados e clientes para uma chá da tarde no espaço Sala de Estar que criaram para a mostra Casa de Ideias da Ton Sur Ton.
  • Duas novas exposições ocupam as salas do Museu da Fotografia, hoje às 19h: “A Minha Metrópole”, do artista visual Milton Boeira, e a mostra “Pós-Poste”, primeira individual do fotógrafo André Nacli.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]