• Carregando...

A escritora e militante Bebeti do Amaral Gurgel acaba de abrir a Tangerina Editora, que surge com o propósito de publicar literatura marginal urbana contemporânea. “A Tangerina veio para dar voz a quem não tem, justamente àquela parte da população brasileira que se sente esquecida, excluída e marginalizada”, diz Bebeti, para quem a literatura marginal existe para resistir à massificação do mundo contemporâneo e ao pensamento globalizado. Bebeti, que divide seu tempo entre Amsterdã e Curitiba, foi proprietária da Lilith, única livraria feminista do Brasil, na década de 80, na Rua das Flores.

  • O filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, que deu a palestra “A Tensão da Democracia” no Graciosa Country Club, com a professora Wanda Camargo (1ª à esq.), do Centro Universitário UniBrasil, a diretora Cultural do Graciosa, Liana Leão, a presidente da B’nai B’rith, Ester Proveller (de colar), e o vice Waldemir Kürten (à dir.).
  • O estilista Ronaldo Fraga esteve em Curitiba na semana passada para lançar seu livro Ronaldo Fraga: Caderno de Roupas, memórias e croquis, na Livraria Cultura, no Shopping Curitiba, com talk show mediado pela jornalista de moda Nereide Michel.

A Tangerina (www.tangerinaeditora) já está aceitando manuscritos.

zapeando
  • A RPC e a Fundação Dom Cabral promovem hoje a cerimônia de entrega do Prêmio Bom Exemplo Paraná 2015, a partir das 16 h, na Rua Mamoré, 753, Mercês. Serão contemplados cases nas categorias Inovação, Cidadania e Educação.
  • A estilista Evelise Trombini, da marca feminina Rêve, vai participar do Lab Moda, que ocorre entre os dias 3 de novembro e 31 de dezembro, no Pátio Batel.

Que país é esse?

Brasileira radicada na Suécia, a jornalista Cláudia Wallin, autora do livro Um país sem excelências nem mordomias, dará uma palestra na próxima quinta-feira, às 19h, no Teatro do Sesc da Esquina, a convite do Instituto dos Advogados do Paraná e do Sistema Fecomércio. Ela vai abordar os aspectos inovadores da sociedade sueca, inclusive a questão das modalidades sustentáveis de transporte, em que a bicicleta é uma das protagonistas.

Meu irmão aventureiro

O ator e diretor Guilherme Weber assina a contracapa do livro de seu irmão, o jornalista e viajante aventureiro Ike Weber, que será lançado nesta quarta-feira, na Fnac Curitiba. De Mochila pelas Américas – Histórias, Reflexões e Experiências é resultado de uma expedição solitária realizada por Ike, por quase um ano, do sul do Peru ao norte do Alaska. Ele percorreu povoados, cidades e lugares de 13 países, das três Américas.

A publicação, com 408 páginas, é editada pela Literal Link e tem patrocínio da Itaipu Binacional.

Cine Lapa

A oitava edição do Festival de Cinema da Lapa já tem data definida: 17 a 21 de novembro. Promovido pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa com apoio do Ministério da Cultura, o festival vai exibir gratuitamente mais de 50 filmes em espaços montados no centro da cidade, com destaque para uma grandiosa estrutura armada na Praça General Carneiro.

De olhos bem abertos

Os 18 atores japoneses, da Escola de Teatro NOH, que apresentaram o espetáculo em comemoração aos 120 anos da assinatura do Tratado de Amizade e Navegação entre Japão e Brasil, quinta e sexta últimas, no Guairinha, foram conhecer no fim de semana as Cataratas do Iguaçu. As reservas para o passeio foram feitas ainda em Tóquio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]