• Carregando...

Há muitos qualificativos para definir Didi Caillet, Miss Paraná 1920. Um dos mais apropriados talvez seja o que lhe deu o pesquisador, psicólogo, fotógrafo e professor da UFPRE Paulo Koehler - “Musa dos Paranistas”. E Paulo falou na quinta-feira, 23, sobre essa mulher que encanta gerações, tão forte ficaram sua imagem e seu nome na memória do Paraná. Foi uma exposição preciosa, do começo ao fim, na sede social do Graciosa Country Club, dentro do projeto “Encontro com a Palavra”. Ela não foi apenas uma mulher belíssima, cheia de charme, vinda de família da chamada “melhor sociedade paranaense”, mas especialmente marcou-se por pioneirismos.

Primeira Motorista

Foi, por exemplo, a primeira mulher a ter carta de motorista no Brasil. E também a primeira poeta a passar para um LP (disco de vinil) suas poesias, ela que foi autora de três livros. Há também a chamada “lenda urbana” em torno dessa musa que hipnotizou gerações, especialmente de homens que esquadrinhavam cada gesto seu como modelo que até gostariam de ver repetido em suas namoradas e/ ou mulheres.

Não existe nada de errado com homens possuírem riquezas. O errado é a riqueza possuir homens

Billy Graham
  • Eliane Macedo Viana foi conferir as tendências mundiais apresentadas no Salão do Móvel, em Milão. Ela, na foto com o gênio Philippe Starck, comanda a Kraft the home store, que tem as três marcas italianas exclusivas em suas lojas: Kartell, Alessi e Magis, que sintetizam o melhor do design mundial
  • O casal Adriana “Munhoz da Rocha” e Carlos Eduardo Martins curtem o filho, Fernando Henrique, em rápido giro curitibano, vindo de NY, onde dedica-se ao Direito. Comemorou idade nova na Chácara Inglesa, dos avós maternos Gilda e Caetano Munhoz da Rocha
  • Analzira Carneiro, Carlos de Souza e Vania Dalmaz
  • Em cerimônia na Assembléia Legislativa do Paraná, na comemoração dos 322 anos de Curitiba, Liliana Vargas Ribas, deputado Ney Leprevost e Lylian Vargas, que recebeu Menção Honrosa pela sua ampla e incansável atuação social, por indicação do jovem parlamentar.
  • Bibba Pacheco Lemanski, Carmela Abagge Colnaghi e Stefano Meloni
  • Ana Clara Garmendia e Carlos de Souza
  • Impecável anfitrião, o empresário Omar Resende Peres (Catito Peres), na foto entre Lenise Figueiredo e a princesa Eleonora de Ligne, homenageou os 60 anos do príncipe Francisco de Orléans e Bragança com jantar assinado pelo chef francês Laurent Suaudeau. A princesa Eleonora de Ligne teve como cenário de infância as paranaenses cidades de Jundiaí do Sul e Jacarezinho, no Norte Pioneiro.
  • No bt que celebrou o aniversário do príncipe Francisco de Orléans e Bragança, na Fazenda Guaritá, no Rio, Fatima e dom Pedro de Orléans e Bragança, ela com raízes na histórica Lapa
  • Katia Campos e Carlos de Souza
  • Carlos de Souza e Rita Cooper Mylla

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por Mim

João 14:6

Mulheres Divididas

As mulheres dividiam-se, testemunham alguns documentos dos anos 20s, entre as que a amavam e a tomavam como exemplo, às que não escondiam a inveja que a beleza de Didi causava. Poliglota, bem nascida, bem criada, mulher de bom gosto, de certa forma globe-trotter, Didi sempre quis ser mais que isso. E o foi: uma boa poeta, o que a levou a freqüentar, a convite de seu cunhado, o historiador e “imortal” Pedro Calmon, a Academia Brasileira de Letras, sempre que ia ao Rio. Enfim, Didi é a prova inconteste de que não basta apenas beleza. A mulher que fica na memória de um povo tem outros valores, além do também saber desfilar.

Vozes 7 tem Data /// Cícero na ­Grécia /// Bioética /// Euclides ­Scalco /// Reforço no Time

Tem data já definida o lançamento do volume 7 de Vozes do Paraná, de Aroldo Murá G. Haygert. Será a partir de 19h, de 10 de setembro, no hall da EBS Business School, na Rua Engenheiro Rebouças, 2176. Há estacionamento à vontade ao redor da EBS, escola de negócio dirigida por Judas Tadeu Grassi Mendes. Que os personagens e amigos dos personagens de Vozes 7, salvem, pois, a data na agenda. /// Dos médicos curitibanos, ninguém tem agenda mais tomada de compromissos científicos do que o mastologista Cícero de Andrade Urban. Dia 5 de junho, por exemplo, ele dará em Atenas, Grécia, um curso de dois dias sobre sua especialidade - reconstrução mamária. Será o único professor. A convite da Sociedade Helênica de Mastologia. /// Padre Ricardo Hoepers já escolheu parte do corpo de professores que ministrará o curso de Pós Graduação em Bioética do Studium Theologicum. Entre eles, aparece o cirurgião, doutor em Medicina, especializado em oncologia Raul Anselmi Junior. Anselmi é conhecido por sua dedicação aos seus pacientes, que trata “com boa ciência e fé”, como assegura Cícero Urban sobre o amigo. /// O ex-ministro Euclides Scalco, de FHC, lamentou não ter participado da última reunião, sábado passado, do Instituto Ciência e Fé. Scalco recuperava-se de uma queda, sem gravidade. Outro ausência sentida foi de José Lúcio Glomb, ex-presidente da OAB PR: estava participando de prova náutica com seu iate. /// Agora Conselheiro, depois de ocupar a direção jurídica do Clube Curitibano, o advogado Juliano França Tetto anuncia mais um reforço à equipe do prestigiado escritório Tetto, Macedo, Mees & Tisi Advogados. Trata-se de Flávia Lucena Salmória, formada pela Faculdade de Direito de Curitiba.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]