• Carregando...
Dois caminhões-pipa – com água não tratada –  foram utilizados para lavar a XV | Antonio More/Gazeta do Povo
Dois caminhões-pipa – com água não tratada – foram utilizados para lavar a XV| Foto: Antonio More/Gazeta do Povo

Aproximadamente 30 funcionários da limpeza pública de Curitiba trabalharam na lavagem do calçadão da Rua XV, no Centro de Curitiba, na noite desta terça-feira (31) e na madrugada de quarta-feira (1.º). A ação teve início nas proximidades com a Rua Presidente Faria, por volta das 22 horas, quando o prefeito Rafael Greca (PMN) jogou água na calçada. Dois caminhões-pipa – com água não tratada – foram utilizados para cobrir o trecho, que vai até a Boca Maldita.

Novo visual? Veja fotos do calçadão da XV antes e depois da lavagem

Leia a matéria completa

A ideia da prefeitura é fazer um mutirão de limpeza uma vez por mês na Rua XV. A ação também deve ocorrer uma vez por semana em outros pontos da capital. Os próximos deverão ser na Travessa Jesuíno Marcondes e nos calçadões das ruas Comendador Araújo e Barão do Rio Branco. “Nós vamos lavar cada calçadão uma noite por semana de maneira que, uma vez por mês, os cinco ou seis calçadões do Centro serão limpos”, afirmou Greca.

E, apesar dos discursos de resgate da “bela época” de Curitiba, a lavagem da Rua XV traz também a preocupação com um problema do presente. “A limpeza da cidade é prioritária em um país que tem febre amarela , ameaça de cólera, chikungunya e dengue”, afirmou o prefeito. Segundo o secretário de Meio Ambiente da capital, Sergio Galante Tocchio, a ação desta terça-feira visa também eliminar os focos do mosquito transmissor dessas doenças. “Recebemos um relatório da Secretaria de Saúde. Então estamos atuando primeiro nas áreas com possíveis focos para depois entrar em uma rotina”.

Antonio More/Gazeta do Povo

Moradores de rua

Calçadão da XV tem fezes humanas, diz Greca sobre a volta da lavagem da rua

Leia a matéria completa

Funcionários da Fundação de Ação Social (FAS) também participaram da ação com o objetivo de acolher e resgatar moradores de rua. De acordo com a presidente da FAS, Larissa Tissot, equipes de abordagem já tinham ido à Rua XV desde o início da semana para orientá-los sobre a limpeza desta noite. “Os moradores de rua já foram avisados e orientados sobre ação de hoje. Eles estão envolvidos porque a limpeza urbana também os favorece”, afirmou.

Ainda assim, apesar dos esforços da fundação, ainda era possível encontrar moradores em situação de rua transitando ou dormindo pela XV de Novembro. Eles foram abordados por funcionários da FAS e convidados a irem até um abrigo. Nem todos aceitavam o convite, preferindo se retirar para outro lugar. Além disso, nas vias que cortam o calçadão, também era possível encontrar outros moradores de rua.

Greca aproveitou o evento para prometer novos centros de atendimento para essa população. “Os moradores de rua foram convidados a sair quanto à lavagem e serão, à medida que tivermos condições, acolhidos em um novo centro social que voltará a existir na Rua Conselheiro Laurindo”, revelou antes de dar início à lavagem. “Também vamos levar para outro centro de atendimento psicossocial que vou fazer no lugar do antigo laboratório municipal, no bairro do Parolin”.

Além do prefeito, os primeiros 20 minutos da lavagem da XV foram acompanhados também pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSDB), secretários municipais e empresários. Por volta das 22h30, apenas os responsáveis pela limpeza e funcionários da FAS permaneciam no calçadão.

Vídeo da prefeitura de Curitiba mostra a lavagem do calçadão
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]