• Carregando...
Série irá contar a história de João Cidadão, do seu nascimento à vida adulta. Internautas definirão o destino do personagem |
Série irá contar a história de João Cidadão, do seu nascimento à vida adulta. Internautas definirão o destino do personagem| Foto:

Personagem é feito de massinha

Uma técnica conhecida no cinema e na televisão, pouco associada a produtos jornalísticos, foi usada no projeto João Cidadão. O protagonista e todos os coadjuvantes da história foram feitos a partir do recurso da modelagem em massa, usado em animações como as do pinguim Pingu. Durante um mês, o ilustrador do jornal Gilberto Yamamoto dedicou-se exclusivamente a esse trabalho para que João ganhasse rosto, corpo e expressão.

O processo foi feito em etapas. Até chegar à modelagem dos personagens, foi preciso ro­­­teirizar a história e fazer uma sequência de esboços. Ao todo, foram feitos 20 bonecos de 25 centímetros que contracenam em 50 quadros diferentes. Foram usados sete quilos de três massas diferentes, além de tinta e papelão para a construção dos cenários.

O movimento deu lugar à fotografia, também feita por Yamamoto. "O mais complicado foi fazer as cabeças. Elas têm de ter mais perfeição por causa da iluminação", conta. A partir das fotos foi feito aperfeiçoamento computadorizado. "A expressão facial e o acabamento foram feitos por computador", explica o ilustrador.

Hobby

O interesse de Yamamoto pela arte da escultura e da modelagem começou há dez anos, quando ele cursava pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Numa passagem pelo Japão, ele conseguiu dicas em livros e com modeladores profissionais para aperfeiçoar a técnica. A dedicação à reprodução de heróis e vilões de histórias em quadrinhos é um hobby esporádico para o colecionador Yamamoto. Trabalho que deve ganhar mais força a partir do João Cidadão. "Vou continuar fazendo. Me empolguei", afirma.

  • O ilustrador Gilberto Yamamoto deu cara ao João Cidadão usando o recurso da modelagem em massa. Foram desenvolvidos 20 bonecos
  • Os bonecos são todos feitos de massinha

Lá vem ele. Um cara comum que passaria despercebido por qualquer pessoa se não fosse um detalhe. Ele é o João Cidadão, personagem criado pela Gazeta do Povo para guiar e conscientizar os leitores sobre questões de cidadania – temática recorrente no jornalismo diário relacionada à prática de direitos e deveres previstos pela legislação. A história de João será contada em formato de novela ilustrada, publicada em quatro revistas encartadas no jornal a partir de amanh㠖 e nas próximas segundas-feiras (7, 14 e 21 de junho).

"Cidadania é um conjunto de direitos humanos, civis, políticos e sociais", define o cientista político e sociólogo Ricardo Costa de Oliveira, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele avalia que esse conjunto teve um avanço progressivo no Brasil a partir do processo de redemocratização do país. "O conceito de cidadania é relativamente novo no Brasil. Os Estados Unidos, por exemplo, têm 200 anos de exercício ininterrupto de cidadania", conta o presidente do Instituto Para­­naense de Direito Eleitoral (Iprade), Luiz Fernando Pereira, também professor de Direito do Centro Universitário Curitiba (Unicu­­ritiba).

A história brasileira marcada pela escravidão, autoritarismo e desigualdade provocou grande atraso no exercício da cidadania nos séculos e décadas passados. "A cidadania foi castrada e represada durante os anos de repressão da ditadura militar", acrescenta Pereira. Oliveira ressalta que ainda é preciso avançar, diminuindo a desigualdade e ampliando a participação política da população. Ele defende que o melhor caminho para a cidadania é tratá-la em um processo pedagógico de aperfeiçoamento. "É uma prática e um desafio que precisam ser sempre ampliados e discutidos."

Projeto

Com o intuito de despertar o interesse dos leitores pela cidadania e orientá-los como fazer valer seus direitos de uma forma leve e dinâmica, surgiu a ideia do João Cidadão. "Esperamos que esta série leve aos leitores um serviço abrangente que estimule a busca por seus direitos e o exercício da cidadania", afirma o diretor de redação da Gazeta do Povo, Nelson Souza Filho. Entre os temas abordados no decorrer das quatro revistas estão contratos trabalhistas, aposentadoria, direito à educação, plano de saúde e garantias para o bebê.

Interatividade

Os episódios vividos por João são a linha condutora de um projeto que integra diferentes mídias e conta com a participação do público. Além do conteúdo impresso, vídeos e informações extras poderão ser consultados pela internet (www.gazetadopovo.com.br/joaocidadao). E, boletins informativos diários, na rádio 98 FM, reforçarão aos ouvintes algumas dicas sobre cidadania.

São os internautas que definirão qual será o destino do personagem na última revista. A votação de cinco episódios começa amanhã e vai até o dia 10 de junho. Dentre as alternativas, João poderá fazer previdência privada, ter sua empresa assaltada e cair na malha fina. A participação do público vai além: dúvidas relacionadas a algumas áreas do Direito (família, trabalhista, consumidor e previdenciária) poderão ser esclarecidas semanalmente em bate-papos on-line com especialistas.

Serviço: O primeiro bate-papo no site do João Cidadão (www.gazetadopovo.com.br/joaocidadao) acontece na próxima quarta-feira, a partir das 15h30, com a advogada Adriana Hapner, presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Família e da Comissão de Direito da Família da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR). No centro do debate estarão questões jurídicas que envolvem a família, como casamento, herança e divórcio. Perguntas já podem ser enviadas para o e-mail projetosespeciais@gazetadopovo.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]