• Carregando...
Lareiras tradicionais ou pré-fabricadas são opções para espantar o frio em casa | Roberto Custódio /Jornal de Londrina
Lareiras tradicionais ou pré-fabricadas são opções para espantar o frio em casa| Foto: Roberto Custódio /Jornal de Londrina

O inverno está chegando e com ele a necessidade de ter uma casa preparada para aguentar os ventos gelados e baixas temperaturas dessa época do ano, principalmente para quem mora no Paraná. É nessa hora que se nota a importância de um sistema de aquecimento – seja uma sofisticada calefação, uma elegante lareira ou um pequeno aquecedor portátil.

Confira outras matérias sobre o tema já publicadas

Veja os tipos de aquecimento para a casa e como funcionam

Antes de investir em qualquer sistema, é preciso saber o que ser quer. “Há de se pensar na eficiência para gerar calor e também na economia”, ressalta o arquiteto Gustavo Pinto, da GP Arquitetura. Ele lembra que pequenos ambientes podem ser aquecidos por aparelhos portáteis, com custo inicial baixo, mas que consomem mais energia elétrica. Por outro lado, há sistemas que exigem mais infraestrutura, embora proporcionem mais eficiência energética e controle térmico, como os aparelhos de ar condicionado ciclo reverso (quente e frio) e climatizadores de ambiente, que vão desde a calefação até as lareiras.

DICAS

Da simples decoração a sistemas de calefação, há várias formas de deixar a residência mais quentinha e aconchegante. A arquiteta Lucille Amaral dá algumas dicas. Confira:

Leia a matéria completa

Opções

O professor de Engenharia Mecânica da UTFPR José Antônio Velásquez explica que os diferentes sistemas de aquecimento têm variações que vão além do consumo de energia elétrica. Os modelos de resistência são mais indicados para áreas externas, já que aquecem as pessoas e não o ar. Esse é o mecanismo de funcionamento de um aquecedor a óleo, por exemplo.

“Para um dormitório, você pode usar o aparelho a óleo, que é silencioso e aquece o ambiente. Para um ambiente maior, um jardim ou área externa, é melhor um aquecedor por radiação”, explica Velásquez.

Lareiras cheias de charme

Uma lareira também é uma opção para fugir do frio. O arquiteto Gustavo Pinto lembra que nem sempre é preciso uma grande intervenção: já existem kits pré-fabricados para a instalação tardia. “Nesse caso, normalmente a lareira e a chaminé irradiam calor e proporcionam bom conforto térmico”, explica. Ele lembra que também existem modelos a gás de biocombustível, em que você usa um líquido específico que queima durante um determinado tempo. Em relação aos modelos a gás, ele faz uma ressalva de segurança: assim como outros modelos de aquecedores com esse combustível, o sistema queima oxigênio e é preciso cuidar da ventilação para que não ocorram acidentes.

Esses modelos possuem resistências – o que muda é a forma como o calor é distribuído. Nesse caso, a vida útil do aparelho está relacionada à temperatura de operação da resistência: se está exposta, as temperaturas são mais elevadas e consequentemente a vida útil é menor. Analisando a economia de energia, os mais eficientes são os aparelhos de ciclo reverso, seguidos pelos de óleo e então os de resistência. Apesar de mais econômicos, estes são os modelos mais caros para investimento inicial.

Um sistema mais complexo exige um investimento maior: é o caso da calefação e do piso aquecido. A calefação exige mais espaço, para a instalação da caldeira que vai aquecer a água que passa pelas tubulações. O custo mais alto de instalação e manutenção fez o sistema perder mercado para o piso aquecido. “É a forma mais eficiente de aquecer, porque aquece de baixo para cima e dá um conforto homogêneo em todo o ambiente”, diz Scheyla Ciruelos, diretora da Hot Floor, empresa especializada em pisos.

Veja outras matérias já publicadas sobre o assunto:

Aquecimento pelo piso: sistemas de calefação pelo piso aquecem todo ambiente e utilizam o conceito do “ar quente sobe”. Com o inverno chegando, é uma boa opção para manter a casa sempre “quentinha”

Curta a estação mais fria do ano sem sofrimento: alguns detalhes como lareiras e pisos aquecidos ajudam a manter a casa com um clima agradável durante o inverno

Por um lar mais aquecido: trabalho desenvolvido por alunos da UFPR constata que casas e apartamentos de Curitiba não foram projetados para proteger do clima frio da capital paranaense

Cinco casas de chá para aquecer o inverno em Curitiba: com a chegada da estação fria, a típica bebida inglesa se torna uma grande companhia

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]