• Carregando...
Programa leva estudantes, amigos e familiares ao Hemocentro de Londrina até novembro. | Gilberto Abelha/Jornal de Londrina
Programa leva estudantes, amigos e familiares ao Hemocentro de Londrina até novembro.| Foto: Gilberto Abelha/Jornal de Londrina

Já se passou um mês do início das aulas na Universidade Estadual de Londrina (UEL), mas o trote de recepção aos calouros continua. E, graças a isso, o Hemocentro da UEL está conseguindo aumentar a coletas de sangue. A Gincana Solidária de Doação de Sangue, com o Trote Solidário Digital, tem movimentado calouros e veteranos na competição de qual curso registra mais doações de sangue.

O Hemocentro ainda prepara a primeira parcial da competição, que vai até novembro. Mas alguns cursos já se destacam. “Geografia, Enfermagem, Arquitetura, Farmácia e Medicina têm registrado muitas doações. Do curso de Medicina, vários alunos de outros anos têm participado”, conta o médico do Hemocentro Leandro Diehl. Segundo ele, a ideia é que os calouros doem e mobilizem amigos e familiares. “Queremos estimular a doação e formar doadores regulares.”

Mesmo com as possíveis paralisações e greves, Diehl ressalta que o atendimento no Hemocentro não cessa. “É serviço essencial, não para. Mesmo com greve, continuamos atendendo em horário normal.”

Juliana Aparecida de Lima Simões é prova de que a estratégia funcionou. Estudante do segundo ano de Matemática, ela nunca tinha doado sangue antes, mas resolveu doar, incentivada pela gincana. “Sempre quis doar, mas ia deixando para depois. As pessoas falam coisas por aí que acabam desestimulando, como o tamanho da agulha”, justifica. “Mas foi supertranquilo e rápido.”

Ela tem incentivado os calouros a participarem e buscarem mais pessoas para doar. “Tem gente que não pode doar, por causa do peso ou outras restrições. Mas eles podem levar amigos, familiares e alguns têm conseguido grupos de doadores.”

O Hemocentro fica na Rua Cláudio Donizete Cavalieri, 156, ao lado do Hospital Universitário, e funciona de segunda a sexta-feira (das 13 às 18 horas), e aos sábados (das 8 às 17h30).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]