• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

“Quando olhamos para o jornal, olhamos para o mundo.” A declaração da diretora do Colégio Nossa Senhora do Rosário, Mirian Ferreira Gulin, resume a importância que a instituição dedica à formação dos alunos. Escola investidora do Ler e Pensar desde 2013, estudantes, professores e funcionários têm acesso diário às edições da Gazeta do Povo (foto), financiadas pelo próprio colégio.

“Nossa metodologia é de incentivo à pesquisa, à investigação e ao desenvolvimento do senso crítico para observar o mundo e as relações. Saber onde o conhecimento adquirido na escola pode ser aplicado é fundamental ao aluno e o jornal é o melhor aliado nessa tarefa”, explica a diretora.

As edições circulam por todas as turmas – do ensino fundamental 1 ao médio – e o esforço por trabalhar as reportagens em diferentes disciplinas é uma constante. Após analisar o periódico, os cadernos que o compõe e a estrutura das notícias, cerca de 70 estudantes do 4.º ano, por exemplo, confeccionaram cartazes com notícias sobre temas variados e refletiram sobre os assuntos.

A interação com as famílias também foi estimulada por meio do envio de edições às casas das crianças. “Elas adoraram! Os pais de uma, inclusive, contaram que o interesse do filho por atualidades e pelo jornal aumentou. Todas as manhãs, ele passou a ver os destaques do dia e comentá-los no caminho para a escola”, conta a professora Luci Mara Soares, uma das responsáveis pelo incentivo ao trabalho.

Outra ação pensada por ela foi a análise e interpretação com os alunos da música “Notícia de Jornal”, do cantor e compositor Chico Buarque. “Após compreenderem a melodia, eles escreveram uma notícia coletiva”, conta.

Este e outros trabalhos ficam expostos em um ambiente chamado “Feira Virtual”, um espaço on-line no site da escola, atualizado pelos professores e acompanhado pelos alunos e por suas famílias. “Ao invés de expormos as produções apenas nos corredores, optamos por levá-las também ao meio digital. O espaço deu tão certo que, em julho, o sistema caiu porque, somente naquele mês, tivemos mais de 30 mil acessos”, comemora Mirian.

Um livro com as produções de todos os estudantes está para ser lançado nos próximos meses, e os trabalhos feitos com o apoio da Gazeta do Povo já têm espaço garantido. “O jornal enriqueceu muito as aulas. Trouxe um conteúdo rico e atual, e os frutos que colhemos até agora foram muito bons”, diz Luci.

Para a diretora Mirian, o protagonismo social dos estudantes foi fortalecido. “Entender que somos capazes de intervir na realidade em que vivemos para melhorar qualquer situação é fundamental, e isso eles estão sendo capazes de compreender a cada trabalho”, conclui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]