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A professora Everlise Gabardo intercala com os demais educadores a leitura diária na rádio das chamadas da Gazeta. | Divulgação
A professora Everlise Gabardo intercala com os demais educadores a leitura diária na rádio das chamadas da Gazeta.| Foto: Divulgação

Desde o inicio do ano, a Escola Municipal Bortolo Lovato, localizada em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, e apadrinhada pelo Escritório Augusto Prolik Advogados, incentiva a leitura e o desenvolvimento da oralidade dos alunos.

Inspirada pelo tema deste ano do Ler e Pensar – Uso Consciente das Tecnologias –, a diretora Vera Von Kriger viu condições de aliar o jornal e uma rádio existente na escola desde 2009, e até então muito pouco utilizada, para transmitir conhecimento.

Todas as manhãs e início de tardes, os professores leem as manchetes diárias da Gazeta do Povo na rádio. “Até ano passado, só utilizávamos o canal para transmitir recados e fazer comunicados. Todas as salas têm caixas de som e a leitura é feita por um professor da sala da direção. Depois, as reportagens são trabalhadas com profundidade nas turmas dos 4 º e 5 º anos”, explica. Ela conta que quase 400 pessoas, entre estudantes, educadores e funcionários, escutam as chamadas e ficam mais bem informadas. Em breve, a intenção é estender as atividades às turmas dos mais jovens, o que também oferece a possibilidade de aliar o trabalho com o periódico à grade curricular.

Participar do projeto todos os anos, desde 2009, faz parte da rotina da Bortolo Lovato. E para quem imagina que se envolver nesse processo implica muito trabalho, a diretora dá a dica. “É possível aliar o jornal a todas as disciplinas. Só traz benefícios”, comenta. Prova disso são os prêmios consecutivos conquistados pela equipe. No Concurso Cultural do ano passado, a escola conquistou o reconhecimento de hours concurs na categoria Mobilização, concedido aos participantes que foram vencedores mais de três vezes.

Tecnologia do bem

Aproveitando o tema do ano, outros dois canais para estreitar o vínculo entre educadores, estudantes, pais e comunidade escolar foram desenvolvidos na escola. Em março, o blog “Ler e Pensar em Família” foi lançado e, um mês depois, a fanpage da instituição. Nos canais, atualizados periodicamente, são apresentadas novidades e boas práticas que se referem ao projeto. “Todos têm liberdade para postar textos, fotos, o que quiserem. Só pedimos o cuidado com a revisão ortográfica”, explica Vera.

Segundo ela, além de incentivarem leitura, escrita e o contato com a internet, os espaços aproximam pais de crianças e família da escola. “Nem sempre os pais podem estar presentes e, desta forma, a tecnologia contribui, diminuindo as distâncias e estreitando os vínculos das relações”, conclui.

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