• Carregando...
 | Albari Rosa/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo/Arquivo

Os 1.775 funcionários a serem contratados no primeiro concurso público em doze anos do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) devem permitir a reabertura de 226 leitos no estabelecimento, o que representa um aumento dos atuais 406 para 632. Com o quadro contratado, também será possível aumentar de 48 para 52 os leitos disponíveis na Maternidade Victor Ferreira do Amaral - que faz parte do Complexo do HC. As informações foram concedidas em uma entrevista coletiva, realizada no próprio hospital, na manhã desta quarta-feira (1º)

Serviço

Confira quanto custa a inscrição e as principais datas do concurso do HC:

Valor da Inscrição:

Nível médio - R$ 70

Nível superior - R$ 90

Período das inscrições:

1.º de abril a 6 de maio

Data da primeira prova:

7 de junho

D ivulgação de horário e locais de prova:

1.º de junho, no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

As inscrições para o processo seletivo começaram hoje e vão até o dia 6 de maio, devendo ser realizadas no site do organizador do concurso, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). A previsão é de que a primeira prova seja realizada no dia 7 de junho, com os locais de prova sendo divulgados por volta do dia 1º de junho. Todos os testes serão aplicados em Curitiba.

UFPR precisará fiscalizar de perto termo com Ebserh

Apesar de contrato bem amarrado, condições dadas pela estatal à universidade não conferem qualquer autonomia especial em comparação a outras instituições

Leia a matéria completa

Segundo a universidade, o resultado do concurso deve ser divulgado em 17 de setembro e os primeiros aprovados devem começar a trabalhar em novembro. A contratação dos profissionais - 543 da área médica, 1.005 da área assistencial e 227 da administrativa - será feita de forma escalonada, sendo que todos devem estar contratados dentro de três ou quatro anos. O processo atual também prevê a formação de um cadastro de reserva, com 286 vagas.

Quando os 1.775 contratados estiverem atuando, a previsão da UFPR e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), parceira na administração do complexo, é que os internamentos subam dos atuais 1,3 mil para 2,5 mil por mês. Em termos de cirurgias, a intenção é passar das atuais 540 para 1,5 mil por mês. Já as consultas devem passar de 30 mil para 80 mil por mês. A prioridade na reabertura de leitos será para os de urgência e emergência. A direção do hospital espera retomar ainda serviços que deixaram de ser prestados, como cirurgia vascular, diálise crônica e transplante cardíaco e renal. Estes dois últimos não são prestados há oito anos.

Segundo o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, as novas contratações vão permitir recompor o quadro de pessoal do HC, perdeu 269 funcionários desde 2004. Naquele ano, havia 3.074 colaboradores atuando no complexo, sendo que, atualmente, são 2.805.

Funpar

O reitor descartou a demissão imediata dos funcionários contratados via Funpar, os chamados fundacionais. “Nossa expectativa é de que os fundacionais façam o concurso. Temos um acordo com o Ministério Público do Trabalho para que esses profissionais sejam substituídos em até cinco anos, podendo ser prorrogado para mais três em casos de aposentadoria. Mas faremos essa mudança de forma gradativa e com calma”, disse Akel.

Diretor do Sinditest-PR, Marcos Palmares, contestou a forma encontrada pela UFPR para ampliar o quadro de profissionais das duas instituições. “Estão suprindo uma carência, mas precarizando as relações de trabalho. É concurso público, mas com contratações regidas pela CLT”, criticou. Atualmente, cerca de 900 profissionais do HC e da Maternidade Victor Ferreira do Amaral são contratados pela Funpar.

Para o superintendente do Complexo HC, Flavio Tomasich, é impossível substituir esses profissionais a toque de caixa. “Toda a estrutura ainda depende dessa força de trabalho. Em outros hospitais universitários, onde essa dependência é menor, as substituições têm sido automáticas [de fundacionais por concursados]. Aqui, teremos cinco anos para fazer isso”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]