• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Mais um caso de febre Zika foi confirmado no Paraná, no município de São Miguel do Iguaçu, região Oeste do Paraná, nesta quinta-feira (27). De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, o paciente é morador da cidade e isso significa que o Zika vírus já circula dentro do estado, já que não há histórico de viagem do paciente para outros lugares.

O secretário de Saúde de São Miguel do Iguaçu, Luiz Antonio Klajn, disse que a confirmação de um novo caso – o primeiro foi em julho – é preocupante e que medidas serão adotadas para evitar que a doença prolifere no município.

Na manhã desta sexta-feira haverá uma reunião para estabelecer um protocolo de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti (foto), o mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya. Segundo o secretário, o município entrará em contato com a Regional de Saúde para definir algumas ações emergenciais e buscar orientações sobre procedimentos a serem adotados. Uma das medidas que segundo Klajn será tomada é uma campanha de esclarecimento junto à população sobre os cuidados preventivos.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, outros dois casos importados – de pacientes que foram infectados em outros estados – foram notificados recentemente, um em Curitiba e outro em Telêmaco Borba.

Os sintomas da doença são febre baixa, manchas na pele, olhos avermelhados, dor de cabeça e no corpo. Esses sintomas geralmente desaparecem depois de três a sete dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]