• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Quem sai de Curitiba, a caminho do litoral de Santa Catarina, passa por um ponto de parada bastante curioso na região, o monumento mais alto do Brasil – a Estátua da Liberdade da Parada Havan. Construída no estacionamento da loja de departamentos em Barra Velha (SC), às margens da BR-101, a réplica de 56 metros de altura chega a ser mais alta, inclusive, do que um dos cartões postais mais famosos do país, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A atração carioca tem 38 metros de altura.

Viajantes de todos os cantos aproveitam para olhar a vista do mirante erguido junto com a estátua e fazer algumas “selfies”. A subida do equivalente a sete andares pode ser feita de escada ou elevador e compensa para dar um pouco de diversão à viagem, diz o argentino Miguel Angel Parra, de 58 anos. “É uma vista belíssima, espetacular. Sempre que passo por esse trecho paro para subir”, conta ele.

Moradores da região costumam levar as “visitas” para conhecer o monumento.

Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Os moradores da região também gostam de marcar presença no mirante ou apresentá-los a quem ainda não conhece o lugar. É o caso do eletricista Daniel Correa dos Santos, 25 anos, de Penha (SC). No final de semana, ele mostrou a parada para o amigo Jonanthan Lamin, 30 anos. “Sempre que amigos e parentes vêm em casa, trago para ver a estátua. Fazemos boas fotos para guardar de lembrança”, diz. O amigo aprovou o passeio. “Já tinham me falado que era bacana e gostei bastante mesmo”, comenta Lamin.

A Estátua da Liberdade da Havan em Barra Velha levou dez meses para ser construída. Obra do artista plástico Ceará, o monumento precisou da ajuda de 30 pessoas para ser esculpido. Foram usadas 2,5 mil barras de aço artesanalmente retorcidas e 5 mil metros de viveiro.

Várias partes da obra foram moldadas ao mesmo tempo, em paralelo à para da Havan. Com um guindaste, as armaduras da estátua foram transportadas ao pedestal. A cabeça e a tocha foram erguidas concretadas, numa operação que levou dez dias. Após a soldagem, foi feita a concretagem da laje de “pele” da estátua. O monumento também possui uma estrutura metálica central, ancorada na laje superior do pedestal.

A Estátua da Liberdade da Havan em Barra Velha levou dez meses para ser construída. Daniel Castellano/Gazeta do Povo
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]